Pular para o conteúdo principal

Vista aérea da avenida Afonso Pena a partir do Parque Mumicipal até a Serra do Curral, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Comitê de Mudanças Climáticas se reúne para traçar ações de 2019

criado em - atualizado em

O Comitê de Mudanças Climáticas da Prefeitura de Belo Horizonte se reúne na terça-feira, dia 19 de março, às 14h, para traçar as metas para 2019. Durante o encontro, realizado na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (avenida Afonso Pena, 342, 10 andar, Centro), serão discutidos ainda os desafios da atualização do Inventário de Emissão Gases do Efeito Estufa, revisão do Plano de Redução das Emissões e elaboração de proposta para atualização da Lei Climática de BH.

 

De acordo com Dany Silvio Amaral, gerente de ações para sustentabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e secretário-executivo do Comitê, um dos objetivos deste ano do colegiado é aproximar a sociedade civil das discussões e ações de enfrentamento às mudanças climáticas.

 

O Comitê de Mudanças Climáticas é um órgão colegiado e consultivo, que tem o objetivo de apoiar a implementação da política municipal de Belo Horizonte para as mudanças climáticas. Ele é formado por representantes do Poder Público Municipal e Estadual, da sociedade civil, de organizações não-governamentais e do setor empresarial e acadêmico, o que garante a legitimidade da participação da população em várias decisões relacionadas à busca da sustentabilidade ambiental no Município.

 

A função do comitê é propor e deliberar sobre políticas municipais de proteção climática, conscientizar e mobilizar a sociedade para a discussão e tomada de posição sobre os problemas decorrentes da mudança do clima no município, com vistas ao desenvolvimento inclusivo e sustentável e à ampliação da qualidade de vida de todos os cidadãos.