Pular para o conteúdo principal

Com recursos da PBH Parque Tecnológico BH-TEC inaugura novo Hub de Inovação 
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Com recursos da PBH Parque Tecnológico BH-TEC inaugura novo Hub de Inovação 

criado em - atualizado em

O Prefeito Fuad Noman participou na tarde desta quarta-feira (15) da inauguração do novo Hub de Inovação Multifuncional do BH-TEC. Ele esteve ao lado do CEO do parque tecnológico, de Marco Crocco, da reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Goulart Almeida, do Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Lacerda Beirão, e de outras autoridades do município e do estado, em uma visita de apresentação do espaço.

O novo equipamento é fruto de uma parceria entre a UFMG, a Prefeitura de Belo Horizonte, que investiu R$1,3 milhão na obra, e o Governo de Minas, que aportou mesmo valor. Com a ocupação de todo um andar do BH-TEC, o Hub de Inovação Multifuncional pretende ser um ambiente de inovação para promover o compartilhamento de informações entre empresas, com a realização de programas de aceleração e incubação de iniciativas de alto potencial tecnológico. 

"Um parque tecnológico como esse é um grande motor de aceleração, que reúne mentes brilhantes e, a partir delas, desenvolve novas soluções para resolver os problemas de áreas como agricultura, indústria e mesmo do dia a dia de cada um de nós. Eu cumprimento o BH-TEC por estar abrindo a oportunidade de atrairmos essas pessoas para a nossa cidade, estudantes e profissionais que têm aqui um porto seguro para desenvolver suas experiências”, afirma Fuad Noman. 

O mais novo espaço tem aproximadamente 550m² e conta com coworking, salas de reunião, laboratório maker, zona de descompressão e diversas outras áreas de trabalho e convivência. Ali serão disponibilizados ações de assessoramento empresarial; soft landing para instalação de empresas nacionais e internacionais que prospectam negócios em Minas Gerais; consultoria em transferência de tecnologia; espaços para cocriação e rodadas de negócios. 

Segundo Marco Crocco, o hub é diferente de outros espaços de inovação por estar diretamente vinculado à universidade, que valoriza a interação da academia com as empresas. “Por isso, buscamos atrair empresas que surjam dentro da UFMG ou que estejam interessadas em parcerias para as tecnologias geradas”. O hub também conta com o BH-TEC Lab Itinerante para prototipagem e testes de tecnologias, que pode ser utilizado pelas empresas residentes, assim como pelos atores de ciência, tecnologia e inovação e pela sociedade. 

Para Sandra Goulart Almeida, a cidade de Belo Horizonte tem vocação para o conhecimento. "A cidade que tem a melhor universidade federal do país tem também no BH-TEC um exemplo de sucesso, por isso temos investido tanto em inovação, na ciência e na tecnologia para que este espaço se desenvolva. A nossa missão é formar pessoas, mas também melhorar a vida da população". 

O Parque Tecnológico, que está localizado no bairro Engenho Nogueira, conta com arranjo institucional diferenciado: tem como sócios-fundadores a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Prefeitura de Belo Horizonte, o Governo do Estado de Minas Gerais,  a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG). Atualmente, mais de 40 empresas de diferentes segmentos estão sediadas por lá, entre residentes e associadas ao Parque Aberto, além de dois centros tecnológicos.