Pular para o conteúdo principal

Informativo sobre o Coronavírus em Belo Horizonte
Foto: Arte PBH

Coluna Literária incentiva leitura durante isolamento social

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura lançam neste mês a Coluna Literária. A publicação trará indicações de obras literárias para estimular a leitura durante o isolamento social. A coluna está disponível no blog do Portal Belo Horizonte.

A seleção dos títulos e escritores será realizada por integrantes da equipe da Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura e da Escrita da Fundação Municipal de Cultura, e a publicação trará resenhas e um perfil sobre a vida e a obra de um autor. A cada edição, uma nova temática ligada à área de literatura e de humanidades será abordada. Em sua estreia, a Coluna Literária aborda o universo da poesia contemporânea, convidando os leitores a conhecerem as poetas mineiras Nívea Sabino, Flávia Péret e Norma de Souza Lopes.

A Coluna Literária integra o Projeto de Promoção da Leitura e foi criada para aproximar os leitores das bibliotecas públicas municipais, a partir da difusão de livros que integram seus acervos, e fomentar a fruição literária por meio de ações de mediação junto às bibliotecas da rede. Como os equipamentos estão fechados, devido ao isolamento social para o combate à Covid-19, ela foi adaptada para esse período e em seus primeiros números vai destacar autores e autoras e obras que estão disponibilizadas on-line.

A diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof, ressalta a importância da iniciativa para o momento. “Os livros, assim com a arte, têm sido alento e companhia na situação que estamos vivenciando, e essa atividade corrobora com as políticas públicas para o livro e a leitura da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura”, destaca a diretora.

Para a secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, “o lançamento do programa neste momento visa a levar à população obras cuidadosamente escolhidas por uma curadoria especializada, e que podem ser desfrutadas por todos sem que precisem sair de casa. Esperamos alcançar o maior número possível de pessoas, que poderão ter a leitura como uma aliada não somente durante o isolamento social, mas como parte das suas rotinas”, conclui.

 

Bibliotecas

A rede de bibliotecas mantida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, é composta por 22 equipamentos que atuam de forma integrada, com unidades em todas as regionais da cidade. Elas ganharam, nos últimos dois anos, mais de 18 mil títulos em seu acervo e garantem o acesso gratuito a 46.350 títulos e 115.780 exemplares, entre livros, folhetos, artigos, dissertações, monografias, teses, periódicos, CD-ROMs, DVDs, catálogos e outros itens.