Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Coluna Literária deste mês destaca publicações da série "Perspectiva Feminista"

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura  lançam a 6ª edição da Coluna Literária. Neste mês, a publicação apresenta obras do acervo "Perspectiva Feminista", da Zazie Edições. A Coluna virtual é mensal, traz dicas literárias que visam incentivar a leitura e pode ser conferida na íntegra no blog do Portal Belo Horizonte. 

 

A edição aborda o acervo "Perspectiva Feminista", escolhido por oferecer obras de qualidade reflexiva, com temáticas sociopolíticas relevantes, e disponíveis livremente para leitura. A Coluna Literária traz em setembro resenhas de três ensaios que compõem a coleção “Perspectiva Feminina” da Zazie Edições, são eles: “Sob os olhos ocidentais”, de Chandra Talpade Mohanty (Índia); “Meu corpo é um território político”, de Dorotea Gómez Grijalva (Guatemala); e “Subnarradas mulheres que editam”, de Ana Elisa Ribeiro (Brasil). 

 

A diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof, destaca a importância da iniciativa. "A 6ª edição da Coluna reafirma seu compromisso em divulgar projetos de valorização da produção escrita, com pluralidade de vozes, e que abordem questões atuais importantes. Com resenhas feitas a partir de ensaios de escritoras de distintas nacionalidades, fica o convite aos leitores e leitoras para conhecerem os textos e fazerem uma reflexão crítica a respeito de temas instigantes sob a ótica dos estudos feministas", afirma a diretora. 

 

Sobre a Coluna Literária  

 

A Coluna Literária é um projeto da Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura e da Escrita (GBPLE), que integra a Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura. A iniciativa foi criada para aproximar os leitores  da ação de promoção e incentivo à leitura, das bibliotecas públicas municipais, a partir da difusão de livros e publicações que estejam disponíveis on-line, com intuito de fomentar a fruição literária por meio de ações de mediação de leitura. 

 

Rede de Bibliotecas 

 

A reabertura gradual das bibliotecas públicas municipais está prevista para ocorrer em outubro, seguindo protocolos de prevenção à Covid-19 elaborados pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura em diálogo com representantes de diversos espaços. O protocolo já foi aprovado pelo Comitê de Enfrentamento à Pandemia do Covid-19 da Prefeitura e em breve será publicada a Portaria que orientará a reabertura desses espaços. Elas foram fechadas para atividades presenciais em março de 2020, como medida de prevenção ao contágio pela Covid-19, e seguiram, desde então, oferecendo programações no  ambiente virtual. 

 

A Rede de Bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura é composta por 22 bibliotecas que atuam de forma integrada, com unidades em todas as regionais da cidade. Elas receberam em 2019 e 2020, mais de 18 mil títulos em seu acervo e garantem o acesso gratuito a 46.350 títulos e 115.780 exemplares, entre livros, folhetos, artigos, dissertações, monografias, teses, periódicos, CD-ROMs, DVDs, catálogos e outros itens.