Pular para o conteúdo principal

Coluna Literária celebra a luta pelos direitos das pessoas LGBTQIAPN+ Coluna Literária celebra a luta pelos direitos das pessoas LGBTQIAPN+
Arte/PBH

Coluna Literária celebra a luta pelos direitos das pessoas LGBTQIAPN+

criado em - atualizado em

A 22ª edição da Coluna Literária, publicada nessa terça-feira (1º), destaca a luta pelos direitos humanos da população LGBTQIAPN+ a partir da apresentação de duas obras e do perfil literário da poeta Jomaka. A Coluna Literária é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, que tem a proposta de trazer dicas que visam incentivar a leitura e a valorização da literatura e pode ser conferida na íntegra no blog do Portal Belo Horizonte.

A Rede de Bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura tem como princípio a bibliodiversidade, conceito que define a diversidade de livros, produções e expressões, incluindo a perspectiva cultural, étnica, racial e de gênero, das pessoas com deficiência e, ainda, as especificidades etárias do público, dando visibilidade ao papel das bibliotecas como espaço de formação leitora e de democratização do conhecimento.

Nesta edição da Coluna Literária serão apresentadas obras representativas de aspectos que definem a bibliodiversidade e, algumas vezes, a interseccionalidade entre esses elementos: “Erótica: versos lésbicos”, várias autoras, da editora Tucum; e “Danielle, Asperger”, de Shopia Mendonça, publicado pela editora Manduruvá. Narrativas e autorias que sinalizam a busca constante e dinâmica por um maior entendimento e reconhecimento das diversas formas de ser, sentir e viver. São histórias que podem nos abrir janelas para pensar um mundo melhor para todas as pessoas. 

Para além das obras escolhidas, as pessoas convidadas a escrever nesta edição têm representatividade em relação à temática escolhida. Outro destaque desta edição é a participação das integrantes da Prosa Poética, atividade representativa da biblioteca como instituição democrática, onde as pessoas leem, escrevem e dialogam sobre diferentes assuntos.

Na sessão Perfil Literário, ganha destaque Jomaka, poeta, pessoa intersexo transmasculino não binária. Com uma trajetória artística singular na cena literária da cidade, Jomaka incorpora a luta antimanicomial e a luta pelos movimentos LGBTQIAPN+ em sua produção. Auto define-se como poeta antimanicomial, artista da cena, performer e agitador cultural. Publicou o “Generalidades ou Passarinho Loque Esse”, vol.1, pela editora Impressões de Minas. Em breve, lançará o volume 2 da trilogia Ouvido Falante: “Embreagencer”, da editora Impressões de Minas.