Pular para o conteúdo principal

Caminhão de lixo
Foto: Melissa Reis

Coleta seletiva porta a porta é ampliada em Belo Horizonte

criado em - atualizado em

A partir desta segunda-feira (26), moradores de 80.606 domicílios de Belo Horizonte passarão a ser atendidos com a coleta seletiva porta a porta. A expansão do serviço contempla novas ruas onde o serviço já existe e a inclusão de mais oito bairros no roteiro: Funcionários, Coração Eucarístico, Minas Brasil, Estoril, Prado, Sagrada Família, União e Santa Efigênia.

 

Com isso, a coleta seletiva porta a Porta passa a atender 55 bairros em Belo Horizonte. A ampliação do serviço passa a ser no Grajaú, São Lucas, Castelo, Lourdes e Padre Eustáquio. Uma campanha de mobilização e orientação foi feita pela SLU com os moradores dessas regiões.

 

O cidadão pode se informar aqui sobre o dia e o horário da coleta seletiva.

 

A diretora de Planejamento da SLU, Flávia Mourão, explica que a ampliação do serviço teve como principais critérios o potencial de geração de recicláveis e a demanda da população. “É uma conquista. Há bairros contemplados, distantes do Centro da cidade e com potencial para receber o serviço, que historicamente solicitavam a implantação da coleta”, avalia.

 

O recolhimento dos recicláveis será executado pelas seis associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, integrantes do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Belo Horizonte: Asmare (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável), Associrecicle (Associação dos Recicladores de Belo Horizonte), Coomarp (Cooperativa dos Trabalhadores com materiais Recicláveis da Pampulha Ltda), Coopemar (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Oeste de BH), Coopesol (Cooperativa Solidária de Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste) e Coopersoli (Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região), que foram mobilizadas para realizar a campanha informativa nos bairros que serão beneficiados.

 

Desde setembro de 2019, quando as entidades foram credenciadas pela SLU em chamamento público, elas são as responsáveis pelo serviço. “As cooperativas são contratadas pela SLU e remuneradas pela autarquia, que também cede caminhões compactadores para a atividade. A SLU continua sendo responsável pelo planejamento e fiscalização do serviço”, diz a diretora de Planejamento.

 

Além da coleta seletiva porta a porta, a cidade conta com a modalidade ponto a ponto, em que a população separa os recicláveis na residência e os deposita em contêineres instalados pela Prefeitura. Todo o material recolhido nas coletas seletivas é doado para as cooperativas e associações. A SLU também providencia estruturas (aluguel, construção, reforma de galpões), para a triagem de recicláveis, e paga despesas como o aluguel.

 

Confira o cronograma de inclusão dos novos bairros na coleta seletiva:

Setembro:

Segunda-feira (26): Estoril e Sagrada Família

Terça-feira (27): Prado, Coração Eucarístico e Minas Brasil

Quinta-feira (29): Funcionários

Outubro:

26: União

Dezembro:

02: Santa Efigênia

 

Como participar da coleta seletiva

 

A chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, Ana Paula Costa Assunção, convida a população a aderir à coleta seletiva. “Ao separar os recicláveis para a coleta, o cidadão evita que esse resíduo seja aterrado, proporcionando economia de recursos públicos. Também contribui para a geração de renda dos catadores, além de preservar o meio ambiente”, diz.

 

Para participar da coleta seletiva porta-a-porta, o morador deverá separar os resíduos (papel, metal, plástico, isopor e vidro), higienizá-los e colocá-los juntos em um saco plástico, de preferência transparente, na calçada, às 8h, no dia definido para o recolhimento em sua rua. O vidro, se possível, deve ser acondicionado separadamente para não se misturar ao papel, metal, plástico e isopor, evitando contaminações de líquidos e outros restos de alimentos. É importante que o vidro esteja protegido para impedir que os garis se envolvam em acidentes.

 

O que pode ser separado para a coleta seletiva

 

Papel: Jornais, revistas, papelão, embalagens longa vida, impressos em geral, cadernos e livros.

Não pode: Papel higiênico, guardanapos, fitas e etiquetas adesivas, fotografias e papéis plastificados.

 

Metal: Latas de alumínio ou de ferro, clipes, papel alumínio e grampos para papel ou para cabelo.

Não pode: Embalagens de marmitex, esponjas de aço, pilhas, baterias e eletroeletrônicos.

 

Plástico: Sacolas, garrafas PET, embalagens em geral, copos descartáveis e canos de PVC.

Não pode: Embalagens de balas e de doces, embalagens de produtos tóxicos.

 

Vidro: Garrafas, embalagens em geral, potes, copos, vidros planos e lisos.

Não pode: Espelhos, cerâmica, tubos de TV ou monitores, vidros temperados, lâmpadas de LED e fluorescentes.

 

Isopor: bandejas de alimentos (limpas), embalagens, peças de isopor em geral.

 

Saiba o dia e o horário da coleta seletiva em sua rua:

pbh.gov.br/coletaseletiva