Pular para o conteúdo principal

Lixeiro trabalhando
Divulgação/ PBH

Coleta seletiva porta a porta chega ao bairro União

criado em - atualizado em

O bairro União, região Nordeste de Belo Horizonte, é o mais novo contemplado com a coleta seletiva porta a porta na cidade. Desde essa quarta-feira (26), moradores de 4.066 residências já estão sendo beneficiados com o serviço, que tem periodicidade semanal, sempre às quartas-feiras, a partir das 8h. A responsável pela coleta dos recicláveis é a Associação dos Recicladores de Belo Horizonte (Associrecicle), um dos seis empreendimentos credenciados pela Prefeitura para a realização do serviço.

 

A inclusão do bairro União segue o cronograma de ampliação do serviço estabelecido pela SLU para este ano. No mês de setembro, além do aumento do número de ruas em regiões onde o serviço já existia, mais seis novos bairros foram incluídos no roteiro da coleta seletiva: Funcionários, Coração Eucarístico, Minas Brasil, Estoril, Prado e Sagrada Família. Com o União, já são 54 os bairros atendidos, restando ainda o Santa Efigênia, que terá a coleta seletiva implantada a partir de 2 de dezembro. Ao final, serão 80.066 domicílios atendidos, em 55 bairros.

 

Além da coleta seletiva porta a porta, a cidade conta com outra modalidade de coleta, a ponto a ponto, em que a população separa os recicláveis em sua residência e os deposita em contêineres instalados pela Prefeitura. Todo o material recolhido nas coletas seletivas porta a porta e ponto a ponto é doado pela Prefeitura para as cooperativas e associações. A SLU também providencia estruturas (aluguel, construção, reforma de galpões), para a triagem de recicláveis, e paga despesas como o aluguel.

 

Desde setembro de 2019, a coleta seletiva porta a porta passou a ser feita por seis associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, credenciadas pela SLU em chamamento público. Elas foram contratadas pela SLU e são remuneradas pela autarquia, que também cedeu seis caminhões compactadores para a atividade. A SLU continua sendo responsável pelo planejamento e fiscalização do serviço. São elas: Asmare (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável), Associrecicle (Associação dos Recicladores de Belo Horizonte), Coomarp (Cooperativa dos Trabalhadores com materiais Recicláveis da Pampulha Ltda), Coopemar (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Oeste de BH), Coopesol (Cooperativa Solidária de Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste) e Coopersoli (Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região).

 

O cidadão pode se informar sobre o dia e o horário da coleta seletiva em sua rua, no Portal da PBH.

 

Como participar da coleta seletiva

 

Para participar da coleta seletiva porta a porta, o morador deverá separar os resíduos (papel, metal, plástico, isopor e vidro), higienizá-los e colocá-los juntos em um saco plástico, de preferência transparente, na calçada, às 8h, no dia definido para o recolhimento em sua rua. O vidro, se possível, deve ser acondicionado separadamente, evitando contaminações de líquidos e outros restos de alimentos. É importante que o vidro esteja protegido para impedir que os garis se envolvam em acidentes.

 

O que pode ser separado para a coleta seletiva

 

Papel: Jornais, revistas, papelão, embalagens longa vida, impressos em geral, cadernos e livros.

Não pode: Papel higiênico, guardanapos, fitas e etiquetas adesivas, fotografias e papéis plastificados.

 

Metal: Latas de alumínio ou de ferro, clipes, papel alumínio e grampos para papel ou para cabelo.

Não pode: Embalagens de marmitex, esponjas de aço, pilhas, baterias e eletroeletrônicos.

 

Plástico: Sacolas, garrafas PET, embalagens em geral, copos descartáveis e canos de PVC.

Não pode: Embalagens de balas e de doces, embalagens de produtos tóxicos.

 

Vidro: Garrafas, embalagens em geral, potes, copos, vidros planos e lisos.

Não pode: Espelhos, cerâmica, tubos de TV ou monitores, vidros temperados, lâmpadas de LED e fluorescentes.

 

Isopor: bandejas de alimentos (limpas), embalagens, peças de isopor em geral.