Pular para o conteúdo principal

Fachada do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem
Foto: Divulgação/PBH

CMDI garante realização de exames de apoio diagnóstico à população

criado em - atualizado em
A paciente Romilde de Oliveira recebeu encaminhamento de seu médico, do Centro de Saúde Havaí, para realizar um ultrassom e na mesma semana, lá estava ela. Com 63 anos de idade, a paciente chegou bastante nervosa por não saber o que esperar, mas a recepção e o atendimento a fizeram relaxar. “Cheguei achando que seria apenas um gel na barriga, descobri que era outro exame e fiquei morrendo de medo. Mas o médico foi ótimo e me deixou muito tranquila” conta.

Ela foi atendida no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI), principal referência da Prefeitura de Belo Horizonte para realização de exames de apoio diagnóstico em diversas especialidades. A unidade é responsável por cerca de 7 mil procedimentos por mês e oferece diferentes tipos de exames.

A porta de entrada para realização dos exames é o centro de saúde de referência do usuário, que realiza o pedido de marcação e assim que recebe a confirmação, entra em contato com o paciente para informar sobre o dia, horário e preparação necessária. É muito importante que o paciente realize o preparo corretamente, do contrário, o exame não pode ser realizado.

O CMDI, que recebeu uma nova sede há três anos, conta com amplas instalações, todos os equipamentos necessários para realização dos exames e serviço extremamente qualificado. São 37 médicos radiologistas e ginecologistas, que atendem em consultórios informatizados, sendo que cada consultório conta com um digitador. Isso permite grande agilidade na emissão dos laudos médicos, fazendo com que o paciente tenha acesso imediato aos resultados dos exames, sem necessidade de aguardar.

De acordo com a gerente do CMDI, Solange Zampirolli Dornas, os exames são ferramentas fundamentais. “O ultrassom pode fazer o diagnóstico de um câncer, de uma lesão que possa necessitar de uma cirurgia. Não comparecendo aos exames, o paciente pode perder um tempo precioso de tratamento”.

No CMDI são realizados 15 tipos de exames por imagem: ecocardiografia transtorácica adulta e pediátrica, ultrassonografia pediátrica, ultrassonografia de abdômen, ultrassom de rins e de vias urinárias, ultrassonografia de articulação, ultrassonografia de bolsa escrotal, ultrassonografia mamária bilateral, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de tireoide, ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia pélvica (ginecológica), ultrassonografia transvaginal e duplex scan arterial.

É essencial que os pacientes levem documento com foto para que os procedimentos possam ser realizados. Crianças de até 12 anos, quando acompanhada por um responsável, podem levar certidão de nascimento. A partir desta idade, documento de identidade com foto é necessário.
O CMDI está localizado na rua Professor Otávio Coelho de Magalhães, 111, bairro Mangabeiras.

 

03/09/2018. Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem. Fotos: PBH/Divulgação