Pular para o conteúdo principal

Cine Santê homenageia atriz Maria José Novais e discute a arte de envelhecer
Reprodução

Cine Santê homenageia atriz Maria José Novais e discute a arte de envelhecer

criado em - atualizado em

Mãe do cineasta André Novais - da produtora audiovisual mineira Filmes de Plástico - e do ator Renato Novais, Maria José Novais Oliveira é um exemplo vivo da “arte de envelhecer”, tema que norteia a edição do Circuito Cine Santê em maio. Presença constante nos filmes dos filhos, Dona Zezé, como é conhecida, descobriu-se atriz aos 60 anos, já aposentada. Senhora negra, mãe, moradora da periferia de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi recebida como revelação no circuito do cinema independente brasileiro nos anos 2010. Haja vista seu talento e personalidade ímpares, Dona Zezé foi a grande estrela de festivais e mostras em que representou a Filmes de Plástico, angariando prêmios no Brasil e no exterior.

 

Nesta terça-feira (23), às 19h, o Circuito Cine Santê, projeto do Cine Santa Tereza, realizado mensalmente pelo Circuito Municipal de Cultura, joga luz sobre a história e a arte de Maria José Novais Oliveira, tendo como gancho as pautas que atravessam o envelhecer. A homenagem à Dona Zezé terá a exibição de quatro curtas-metragens mineiros e uma sessão comentada com os irmãos Novais, a cineasta Marília Nogueira e a atriz Teuda Bara, do Grupo Galpão.

 

Os ingressos para o evento são gratuitos e podem ser retirados na Sympla, com antecedência, ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão. Mais informações nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, projeto que é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

 

Programação

O Circuito Cine Santê de maio exibe o recém-produzido curta-metragem intitulado “Nossa Mãe Era Atriz” (2023). O documentário de 26 minutos, dirigido por André e Renato Novais, faz um resumo cinematográfico da trajetória artística de Maria José Novais. Destacando a importância histórica do reconhecimento de Dona Zezé como atriz nos anos 2010, o filme foi exibido na “26ª Mostra de Cinema de Tiradentes”, em janeiro deste ano, ganhando o prêmio de “Melhor Curta” pelo Júri Popular.

 

“Quintal” (2015), curta de André Novais, recebeu diversos prêmios e integrou a programação de dezenas de festivais, entre eles a “47º Quinzena dos Realizadores de Cannes”, na França, no ano de seu lançamento. Com 20 minutos, o filme apresenta “mais um dia na vida de um casal de idosos da periferia”, sendo Dona Zezé a esposa.

 

“Angela” (2019), curta de 14 minutos, traz Dona Zezé contracenando com Teuda Bara, que interpreta a personagem principal: uma mulher idosa que coleciona receitas médicas que sugerem uma preocupação permanente com sua saúde. Angela tenta esconder esse segredo dos vizinhos, mas quando as circunstâncias já não podem ser ignoradas, as ervas do jardim e o afeto de uma nova amizade lhe darão o vislumbre de uma nova existência. Dirigido por Marília Nogueira, o filme foi indicado ao prêmio de “Melhor Curta” no festival “Cinema Brazil Grand Prize”, em 2020, e teve exibições no "Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo" e no “Cabíria Festival”, ambos em 2019.

 

“Alzheimer” (2009), produção dirigida pelos irmãos Novais e por Maurílio Martins, traz Dona Zezé como protagonista. Na trama, ela percebe que a família perdeu o hábito de tirar fotos e, preocupada em se esquecer dos objetos da casa, passa a filmá-los.

 

Após a exibição dos quatro curtas, os cineastas Marília Nogueira, André e Renato Novais, e a atriz Teuda Bara, conversam com o público sobre a atuação da homenageada, aspectos cinematográficos das produções e assuntos que tangem os percalços e particularidades do envelhecimento.
 

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

Projeto estratégico da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Circuito Municipal de Cultura tem como objetivo promover a descentralização e a democratização do acesso a uma ampla programação artístico-cultural, atendendo a todas as regionais, valorizando e fomentando a produção cultural local dos diversos territórios da cidade. O Circuito Municipal de Cultura oferece programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. São realizados shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação.

 

Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura mantém o compromisso de oferecer programação cultural plural, com atrações gratuitas para todas as faixas etárias, destacando a produção local em todos os seus territórios e manifestações. Ao longo destes anos, o Circuito já realizou 628 apresentações nos espaços públicos das nove regionais da cidade, alcançando um público de mais de 700 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 3.700 trabalhadores, entre artistas, Mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de Covid-19.

 

No ano de 2022, o Circuito realizou 145 ações, com público estimado em 25 mil pessoas. Foram mais de 400 artistas envolvidos nesse período e aproximadamente 500 agentes da cadeia produtiva contratados, com maior destaque para artistas e fornecedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana.
 

Serviço | Circuito Municipal de Cultura

Circuito Cine Santê: Homenagem a Maria José Novais
Quando. Terça Feira, 23 de maio, às 19h
Onde. Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)
Quanto. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados on-line na Sympla