11 October 2023 -
Neste mês, o Cine Santa Tereza recebe o projeto Cine Diversidade, realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), que traz para o debate, nesta edição, o tema “Educação e Diversidades: Juventudes e Acessos”. A partir das 19h do dia 17, dois curtas de classificação livre serão exibidos, tendo em foco a questão da juventude e das diversas formas de acesso dos jovens na sociedade. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site www.sympla.com. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa do Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.
A sessão começa com o curta “Nada” (2016), de Gabriel Martins, diretor do filme “Marte Um” e um dos fundadores da produtora mineira “Filmes de Plástico”. Ao longo dos 27 minutos, é possível conhecer a história de Bia, uma jovem que acabou de fazer 18 anos e se sente pressionada pela escola e pelos seus pais a decidir em qual curso se inscrever na faculdade, apesar de sua vontade de não fazer nada.
Em seguida, seré exibido o documentário “Residual” (2023), da diretora Ana Amélia Arantes, fundadora da produtora “Tessitura Cultural”. O filme de 25 minutos tem como objetivo discorrer sobre como os banheiros são apropriados ou não pelos diferentes corpos e como a conformação desses espaços, sejam públicos ou privados, cristalizam segregações sociais.
Participam do debate Ana Amélia Arantes, diretora do documentário; Amanda Andrade, psicóloga; e Celso Tondin, psicólogo, representando a Comissão de Orientação em Psicologia Escolar e Educacional do CRP-MG. A mediação será de Mariana Souza, psicóloga, representando a Comissão de Orientação em Psicologia e Juventudes do CRP-MG.
Sobre o Cine Diversidade
O Cine Diversidade é promovido pelo CRP-MG com a parceria da Diretoria de Promoção das Artes e da Diretoria de
Políticas para a População LGBTQIA+, além do apoio cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e da Subsecretaria de Direitos de Cidadania. Criado em 2017, o projeto visa fomentar, pelo cinema, reflexões sobre gênero e diversidade sexual e a interface com a Psicologia, assim como incentivar as produções audiovisuais nacionais e internacionais como importante recurso de orientação e desmistificação de preconceitos e estigmas, o que fortalece o combate à LGBTfobia e consolida essa pauta dentro da agenda cultural de Belo Horizonte.
Serviço
Cine Diversidade | Educação e Diversidades - Juventudes e Acessos
Nada
(Gabriel Martins | Brasil | Curta-metragem | 2016 | 27’)
Bia acaba de fazer 18 anos. O final do ano se aproxima e, com ele, o Enem. A escola e seus pais a pressionam para que decida em qual curso se inscrever, mas ela não quer fazer nada.
Residual
(Ana Amélia Arantes | Brasil | Documentário | 2023 | 25’)
O documentário em curta-metragem tem como objetivo discorrer sobre como os banheiros são apropriados ou não pelos diferentes sujeitos/corpos e como a conformação desses espaços, sejam públicos ou privados, cristalizam segregações sociais.
Classificação indicativa da sessão: livre
Data: terça-feira (17), a partir das 19h
Ingressos gratuitos: www.sympla.com.br ou na bilheteria, 30 minutos antes da sessão
Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza, Praça Duque de Caxias)