Pular para o conteúdo principal

Cine Santa Tereza recebe itinerância da 12ª Mostra Ecofalante
Árvore do Sonho

Cine Santa Tereza recebe 12ª Mostra Ecofalante

criado em - atualizado em

O Cine Santa Tereza recebe em novembro a programação itinerante da Mostra Ecofalante de Cinema, um dos mais importantes eventos audiovisuais dedicados às temáticas socioambientais da América do Sul. Entre os dias 16 e 23, serão exibidos 14 filmes, incluindo curtas e longas-metragens premiados em festivais nacionais e internacionais e que foram destaques da 12ª Mostra Ecofalante, ocorrida em junho, em São Paulo. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site Sympla. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa do Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

 

A sessão de abertura do evento traz o filme “Amazônia, a Nova Minamata?” (2022), último longa de Jorge Bodanzky. O filme acompanha a saga do povo Munduruku para conter o impacto destrutivo do garimpo de ouro em seu território ancestral, enquanto revela como a doença de Minamata, decorrente da contaminação por mercúrio, ameaça os habitantes de toda a Amazônia hoje. A sessão será comentada pelos instrutores e alunos do curso de Documentário do Núcleo de Produção Digital/Escola Livre de Artes - NPD/ELA.

 

Entre os destaques da programação da itinerância da 12ª Mostra Ecofalante em Belo Horizonte estão filmes que fizeram grande sucesso na última edição do festival em São Paulo. É o caso do super premiado “A Invenção do Outro”, de Bruno Jorge, que obteve os prêmios de júri e de público. O documentário retrata a maior expedição das últimas décadas na Amazônia, realizada pela Funai e liderada pelo indigenista Bruno Pereira. A missão tem o objetivo de encontrar e estabelecer o primeiro contato com um grupo de indígenas isolados e em estado de vulnerabilidade da etnia dos Korubos.

 

Outro sucesso da última edição do festival é “Exu e o Universo” (2022), de Thiago Zanato, escolhido como o melhor filme da Competição Latino-Americana pelo público da 12ª Mostra Ecofalante e também premiado no Festival do Rio e na Mostra Internacional de São Paulo. O documentário desfaz preconceitos em torno da figura de Exu, divindade presente em religiões de matriz africana, e se coloca contra os ataques à liberdade de culto e ao racismo sistêmico no Brasil.

 

Outro filme brasileiro presente na programação de Belo Horizonte é “Escute, a Terra Foi Rasgada” (2022), documentário que teve sua estreia mundial na 12ª Mostra Ecofalante e é dirigido por Cassandra Mello e Fred Rahal Mauro. Ele retrata uma aliança histórica entre três povos indígenas pela defesa de seus territórios, frente à destruição causada pelo garimpo. Já “Vento na Fronteira”, de Laura Faerman e Marina Weis, acompanha a luta do povo Guarani-Kaiowá pelas suas terras, na região do Mato Grosso do Sul, que são objeto de disputa de grandes proprietários rurais.

 

Filmes internacionais recentes também compõem a programação da Mostra Ecofalante em Belo Horizonte. Em “O Sonho Americano e Outros Contos de Fadas” (2022), dirigido por Abigail Disney e Kathleen Hughes, é abordada a profunda crise de desigualdade nos Estados Unidos. Abigail Disney usa o legado de sua família como um estudo de caso para explorar criticamente a intersecção entre racismo, poder corporativo e o sonho americano.

 

Para o público infanto-juvenil, a Mostra exibe “A Viagem do Príncipe” (2019), animação dirigida por Jean-François Laguionie e Xavier Picard, que mostra as aventuras e os preconceitos enfrentados por um príncipe numa terra estrangeira de cultura e hábitos diferentes e que se construiu em oposição à natureza.

 

A programação completa da itinerância da Mostra Ecofalante em Belo Horizonte pode ser acessada em ecofalante.org.br.

 

Serviço

Mostra Ecofalante de Cinema - Itinerância Belo Horizonte

Data: 16 a 22 de novembro

Ingressos gratuitos: www.sympla.com.br ou na bilheteria, 30 minutos antes da sessão