21 August 2025 -
Neste sábado, (23), a partir das 15h, a Ecoteca, biblioteca de temas ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, realiza a segunda edição do Cine Ecoteca com a exibição gratuita do filme Flow, vencedor do Oscar de melhor animação em 2025. Produzido na Letônia, o longa narra a história de um gatinho forçado a sobreviver num mundo pós-apocalíptico, onde a civilização foi tomada pelas águas e a natureza começa a recuperar seu espaço em meio às ruínas. Para enfrentar esse cenário hostil, um grupo improvável de animais precisa aprender a conviver e a colaborar em um pequeno barco.
Para assistir à exibição do filme Flow, as inscrições podem ser feitas com antecedência pelo Whatsapp (31) 98490-1481. As vagas são limitadas. A Ecoteca fica na Rua Radialista Ubaldo Ferreira, 20, Bairro Castelo, região da Pampulha.
A proposta é que a exibição dessa obra possa propiciar um espaço para sensibilização de pessoas de todas as idades sobre a nossa relação com a natureza. Logo após, será realizada uma oficina de confecção de fantoches de gatinhos pretos com caixas tetrapack (de suco ou de leite). O objetivo é mostrar a possibilidade de reaproveitar materiais em atividades para as crianças e suas famílias, além de discutir os impactos ambientais do uso da Tetrapack, que é uma embalagem de difícil reciclagem por ser fabricada com várias camadas de papéis de composição diversa.
A Ecoteca, localizada no Centro de Educação Ambiental da Pampulha (CEA Propam), conta com um acervo de 15 mil itens físicos e virtuais. O material físico ficou encaixotado por dez anos e quase foi perdido. Com a revitalização da bacia da Pampulha, foi levado para o CEA. O centro educacional funciona em um casarão histórico, cedido pela construtora MRV para a Prefeitura como compensação aos conjuntos de prédios construídos no Bairro Castelo.
Em Minas só existem duas bibliotecas com foco exclusivo em meio ambiente, uma do governo do estado e a Ecoteca do CEA Propam. O atendimento ao público é feito de forma presencial e à distância. Além de empréstimos, a Ecoteca oferece o serviço de pesquisa bibliográfica e a prestação de consultoria para trabalhos científicos.
“Às vezes o pesquisador está precisando de uma temática específica sobre a lagoa, sobre uma questão ambiental em belo horizonte, a gente faz essa pesquisa bibliográfica para o pesquisador ou funcionário da PBH, para o professor que esteja trabalhando com as turmas. Nós temos aqui todo o programa de recuperação da bacia, as obras, o memorial descritivo delas. Nós temos um acervo de hemeroteca. É uma biblioteca que tem um serviço bem bacana nessa área ambiental,” destaca a bibliotecária Flávia Melo, responsável pela Ecoteca.
“Nós já tivemos pesquisador que estava em vias de fazer a defesa de tese e encontrou aqui algum documento que complementou o trabalho e precisou adiar a defesa para incluir a informação. É uma unidade que parece pequena, 15 mil itens, mas tem uma informação de muito boa qualidade, uma curadoria muito boa”, complementa a bibliotecária.
Quarenta e cinco novas obras especializadas em várias temáticas ambientais estão em processo de aquisição pela Ecoteca.
“Como a gente está numa comunidade, um espaço aberto, é um centro de educação ambiental, nós temos também um acervo literário montado por meio de doações. Ele atende a comunidade e temos a sala infanto-juvenil, sala de leitura que as crianças podem usar, um espaço para brincar, para ler, para colorir. O foco é a informação ambiental, biblioteca especializada. Porém, com esse braço de atendimento à comunidade, a gente também presta o apoio à educação ambiental”, explica Flávia.
A Ecoteca abre de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30. O serviço à distância é oferecido pelo e-mail ecoteca@pbh.gov.br ou Whatsapp (31) 98490-1481. As pessoas podem entrar em contato e fazer a solicitação de pesquisa, sem precisar ir ao local para acessar a informação.