Pular para o conteúdo principal

CIAM tem Rua de Direitos como destaque da comemoração ao Dia da Mulher
Foto: Divulgação/PBH

CIAM tem Rua de Direitos como destaque da comemoração ao Dia da Mulher

criado em - atualizado em

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam), da Prefeitura de Belo Horizonte, ofereceu nesta quarta-feira (8) uma série de serviços e informações sobre direitos das mulheres. A Rua de Direitos, realizada na sede do Ciam, na rua Nohme Salamão, 73, bairro Lagoinha, das 9h às 16h, é em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje.

Promovida pelo Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Rua de Direitos proporciona o acesso a serviços de inclusão social, de resgate da cidadania e voltados para a proteção dos direitos das pessoas em situação de rua. As frequentadoras do CIAM tiveram uma série de serviços gratuitos colocados à disposição. Ao todo, 95 mulheres foram atendidas em serviços diversos, como aconselhamento e atendimento jurídico, emissão de segunda via de documentos (certidão de nascimento, casamento, óbito e título de eleitor), atendimento sobre benefícios previdenciários e assistenciais, além de orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e do autoexame de mama. Sessões de massagem, de beleza, além de rodas de conversa sobre saúde e direitos humanos, também estavam na lista de opções. Na parte artística, o evento teve a apresentação da Orquestra Jovem do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. 

Depoimentos 

Para Vanessa dos Santos, de 59 anos, que há dois anos frequenta o CIAM, o dia foi de alegria redobrada. Ela contou que vive em situação de rua desde jovem e que o respeito e a dignidade com que sempre é tratada no equipamento é o que a motiva a não se afastar dali. “É um local onde eu tenho almoço, posso tomar banho e lavar minha roupa. Todas somos tratadas de uma maneira humana. E hoje, com tanta gente a mais disposta a nos ajudar, até com direito a massagem, fico três vezes mais contente”, completou. 

Já Emily Emaniele, de 20 anos, fez um breve relato de sua vida. Ela sempre viveu em abrigos e nunca teve vínculos familiares. E explica que, após atingir a maioridade, resolveu viver na rua. “O CIAM foi um alento em minha vida, um lugar onde encontrei dignidade e me senti importante. A vida, às vezes, não nos oferece muitas oportunidades. Mas no CIAM eu encontrei minha oportunidade. Estou estudando no EJA e vou tentar um futuro melhor para minha vida", revela. 

Inaugurado em novembro de 2018, o CIAM é um equipamento que atua no atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social, com trajetória de vidas nas ruas, em uso prejudicial de álcool e de outras drogas e em situação de violência doméstica. Coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), tem capacidade para atender de 25 a 30 mulheres por dia e oferece no espaço para higiene pessoal, refeições e atividades coletivas, atuando na promoção de direitos, por meio das diferentes políticas públicas municipais.

A Rua de Direitos é uma iniciativa do TJMG, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), PUCMinas, Senac, Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), Defensoria Pública da União, Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), INSS, Comitê de Acompanhamento e Monitoramento da Política para População em Situação de Rua (PopRuaJus), Serviço Social Autônomo (Servas) e Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil).