16 December 2022 -
Cerca de 60 mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social receberam nesta sexta-feira (16) o certificado pela participação nas oficinas do Projeto Para Elas, Por Elas, Por Eles, Por Nós, realizadas pela parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com o Núcleo de Promoção da Saúde e Paz da Faculdade de Medicina da UFMG. O momento representou um passo importante na conquista da independência financeira e, sobretudo, uma vitória delas na luta contra a violência doméstica. O evento ocorreu no CRAS Granja de Freitas.
Participaram moradoras dos bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril, Leste da capital. A iniciativa ocorreu de julho a novembro deste ano e ofereceu cursos de corte e costura, gastronomia e design em bijuterias. Durante o período, houve a realização de bazares mensais, como forma de promover a profissionalização das participantes e a comercialização dos produtos.
A iniciativa teve a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção e foi voltada para permitir o acesso dessas mulheres à geração de renda, com inclusão produtiva e inserção no mercado de trabalho. A intenção é criar condições para que elas rompam o ciclo de dependência econômica de companheiros agressivos.