11 Abril 2024 -
Neste fim de semana, a Prefeitura de Belo Horizonte disponibilizará cinco centros de saúde para atender pessoas que apresentarem, prioritariamente, sintomas de dengue, chikungunya e zika. Os locais funcionarão das 7h às 19h. É importante destacar que, mesmo com os 152 centros de saúde abertos para o Dia D de vacinação contra a gripe, os atendimentos para os sintomáticos de arboviroses serão concentrados exclusivamente nessas cinco unidades. No domingo (14) não haverá aplicação de doses de nenhum imunizante.
A Secretaria Municipal de Saúde monitora diariamente a demanda na rede SUS-BH para definir qual estratégia será adotada. Em 30 e 31 de março foram 1.775 pessoas assistidas em centros de saúde da cidade. Já no fim de semana seguinte, dias 6 e 7 de abril, foram registrados 1.302 atendimentos. Ou seja, uma diminuição de cerca de 26% na busca por cuidados médicos. Se necessário, outras unidades podem ser abertas.
Confira as unidades que estarão abertas para o atendimento de casos de arboviroses, por regional:
Leste
Centro de Saúde Vera Cruz: Praça Padre Léo Verheyen,36 (Antiga Praça Pedro Lessa) - Vera Cruz
Norte
Centro de Saúde Floramar: Rua Igaraúnas, 15 - Floramar
Nordeste
Centro de Saúde São Paulo: Rua Aiuruoca, 455 - Bairro São Paulo
Pampulha
Centro de Saúde Santa Terezinha: Rua Senador Virgílio Távora, 157 - Santa Terezinha
Venda Nova
Centro de Saúde Rio Branco: Rua Crisanto Muniz, 120 - Rio Branco
Para garantir a assistência da população, seguem em funcionamento os Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs), os hospitais temporários e o de campanha, além das Unidades de Reposição Volêmica (URVs). Todos os endereços podem ser verificados no portal da Prefeitura.