Pular para o conteúdo principal

Centros de Saúde atenderam 363 pessoas no sábado, dia 1º
Foto: Aline Resende/ PBH

Centros de Saúde atenderam 363 pessoas no sábado, dia 1º

criado em - atualizado em

Os cinco centros de saúde abertos no sábado passado (1º) atenderam 363 pessoas – o equivalente ao funcionamento 24 horas de uma UPA. Para se ter uma ideia, no mesmo dia as nove UPAs atenderam, em média, 264 pessoas, cada uma. Para garantir mais assistência à população, a Prefeitura de Belo Horizonte tem aberto centros de saúde aos sábados, no horário de 7h às 18h.  

 

Dos 363 atendimentos realizados pelos cinco centros de saúde, 95 foram crianças e 268 adultos. Do total de atendimentos pediátricos, 52,63% dos casos envolveram questões respiratórias, 15,79% suspeitas de dengue e 31,58 outras queixas. Já entre os adultos, 38,81% dos atendimentos foram suspeitas de dengue, 37,31% doenças respiratórias, 4,10% pessoas com sintomas de chikungunya e 19,78% outras causas, como doenças crônicas. 

 

O funcionamento dos Centros de Saúde aos sábados faz parte do Plano de Contingência da Secretaria Municipal de Saúde, que contempla ações para ofertar assistência oportuna, segura e de qualidade, de forma a evitar a ocorrência de maior gravidade. O plano de contingência é ativado gradativamente de acordo com o cenário epidemiológico do município. 

 

A abertura de Centros de Saúde aos sábados teve início no último dia 18 de março, com o funcionamento de duas unidades. Já no sábado, 25 de março, a estratégia foi ampliada para quatros unidades abertas e no dia 1º de abril, cinco Centros de Saúde atenderam a população. Desde o início da implantação da ação foram 794 pessoas atendidas, entre adultos e crianças.