11 Abril 2019 -
Os centros de saúde Alcides Lins, na Regional Nordeste, Santa Terezinha, na Regional Pampulha e Tirol, no Barreiro, vão funcionar das 9h às 18h, neste sábado, dia 13, para atendimento exclusivamente para pacientes com sintomas de dengue. O objetivo é facilitar o acesso à assistência em áreas de maior incidência da doença e reduzir a demanda nas unidades de Pronto Atendimento (UPA).
As unidades vão contar com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e farmácia. A orientação é atender todas as pessoas que chegarem com esses sinais, mesmo aqueles que são atendidos em outros centros de saúde durante a semana.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) já registraram um aumento de 40% no número de atendimentos, sendo 20% deles de pacientes de outras cidades. A população deve ficar atenta aos sintomas da dengue que são: dores no corpo, febre, mal-estar, dor de cabeça. Diante desses sinais devem procurar as unidades de saúde da capital.
Força Tarefa
Para enfrentar o aumento de casos de dengue, a Secretaria Municipal de Saúde está atuando em várias frentes. Além da abertura de 12 leitos pediátricos, de retaguarda no Hospital Metropolitano Odilon Behrens, previsto para a próxima semana, as As UPAs do Barreiro e Nordeste já contam com contratações adicionais de enfermagem na classificação de risco. Também houve reforço em relação a macas, cadeiras e suporte de soro. Insumos e medicamentos tiveram os estoques ampliados, além de aumento na capacidade de realização de exames.
Confira os endereços dos Centros de Saúde que estão abertos neste sábado:
Centro de Saúde Alcides Lins – Nordeste
Rua Panema, 275 – Concórdia
Centro de Saúde Santa Terezinha – Pampulha
Rua Senador Virgílio Távora, 157 - Santa Terezinha
Centro de Saúde Tirol – Barreiro
Avenida Nélio Cerqueira, 15 – Tirol