Pular para o conteúdo principal

Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado celebra aniversário com programação especial
Foto: Ricardo Laf

Centro de Referência Lagoa do Nado celebra aniversário com programação especial

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura celebram os sete anos do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP) com programação híbrida, que inclui atividades presenciais e virtuais, a partir desta quinta-feira, dia 9. A agenda de comemoração conta com lançamento de uma série de vídeos do projeto Festejos na Lagoa, que trazem rodas de conversas reunindo mestres populares no canal de Youtube da Fundação Municipal de Cultura, além de encontros e apresentações culturais no Centro de Referência, com projetos já conhecidos do espaço como Conversas ao Pé do Fogão e o projeto parceiro Nujazz no Parque. A exposição Maracatu Chico Rei também poderá ser visitada. Toda a programação é gratuita e segue os protocolos de prevenção à Covid-19. 

Secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin destaca a importância da celebração. “O CRCP exerce um papel relevante na cidade sendo um espaço de fomento, promoção e salvaguarda da cultura popular e tradicional de Belo Horizonte. Com a pandemia, suas atividades foram adaptadas para o ambiente virtual, e o aniversário marca suas primeiras atividades presenciais neste momento de retomada do setor cultural nos espaços públicos na cidade”, ressalta. 

Programação 

O projeto Festejos na Lagoa, realizado mensalmente no CRCP, publicará uma série com três vídeos, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, às 13h, no canal de Youtube da Fundação Municipal de Cultura, com rodas de conversas que reúnem mestres da cultura popular para debater três temáticas. 

A roda de conversa Chico Rei e Maracatu abordará tema da exposição homônima em cartaz no espaço, que com estandartes, figurinos, instrumentos musicais, partitura e outros elementos apresenta o poema sinfônico afro-brasileiro “Maracatu Chico Rei”, composto em 1933, por Francisco Mignone, inspirado na lenda de Chico Rei. O bate-papo reunirá os curadores da exposição - a musicista, produtora musical e relações públicas, Luciana Gomes, cujo nome artístico é Dj Black Josie, e o artista plástico Marcial Ávila - em um diálogo com a Rainha Conga das Guardas de Congo e Moçambique Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário e da Federação dos Congados do Estado de Minas Gerais, Isabel Casimira Gasparino, também conhecida como Rainha Belinha; e com o artista visual Caio Marqz, pesquisador da cultura visual das manifestações populares, em que existem as guardas dentro da Irmandade do Rosário e folias de reis. 

Já a roda de conversa Literatura de Cordel  contará com a participação de três convidados. São eles: Ricardo Evangelista, poeta, cordelista, sociólogo, contador e ilustrador de histórias e trabalhador do serviço público; Madu Costa, escritora, pedagoga e arte-educadora, que conta com 11 publicações de literatura infantil e de cordel, sendo também integrante do Coletivo Iabás de narração de histórias das orixás femininas; e Seu Ribeiro, músico, repentista, estudioso, divulgador da literatura de cordel, e ativista cultural de Santa Luzia desde 1999. 

Outra temática abordada será a Capoeira e Ancestralidade, na roda de conversa que contará com a participação do Edson Moreira da Silva, mais conhecido como Mestre Primo, um dos mais longevos mestres capoeiristas de BH (atua desde 1975), sendo sua linhagem a capoeira Angola; e Ana Tamanco, educadora física, capoeirista que ministra aulas e faz parte da comissão organizadora do Movimento Feminino de Capoeira (MFC) de Belo Horizonte e Região Metropolitana de BH. 

Atividades presenciais 

A agenda de aniversário do CRCP conta ainda com três ações presenciais, que comporão também a programação do Festival de Arte Negra (FAN BH). No dia 9, das 14h às 17h, o projeto Conversa ao Pé do Fogão:  Capoeira,  Congado e Quilombo permitirá trocas de conhecimentos sobre congado, com a participação da Rainha do Congo do Estado de Minas Gerais, Isabel Casimira, o Mestre Beto Onça, que pesquisa e pratica a capoeira ancestral, e com as mestras da cultura popular e quilombolas, Mametu Muiândê e Ione de Oliveira. 

No dia 11, das 11h às 16h30, ficará disponível ao público a visitação à Exposição Maracatu Chico Rei: um elo entre o erudito e o popular, por meio da música. A mostra pretende apresentar os limites artificiais dos conceitos clássicos de “popular” e “erudito”, por meio do bailado Maracatu Chico Rei, mostrando que o tradicional lugar da cultura erudita reconhece e mostra toda a riqueza e beleza da cultura popular que fazem parte da história, patrimônio e singularidade do país, indispensáveis na formação da identidade nacional. O Maracatu Chico Rei é um poema sinfônico e bailado para orquestra e coro, que tem como tema a lenda de um antigo rei africano que foi trazido para o Brasil. Essa importante obra marcou a história da música e da dança em nosso país. 

No mesmo dia e horário acontece uma edição do projeto parceiro Nujazz no Parque, que propõe eventos nos quais a história e a produção artística de algumas das mais relevantes mulheres do Jazz serão apresentadas por DJs. As homenagens trarão para as audições DJs mulheres, que contarão com a participação de outros DJs para apresentação conjunta. Cada dupla apresentará um estilo histórico do Jazz, do Mainstream até o contemporâneo Nujazz. 

Ainda no dia 11, o CRCP também será palco do espetáculo "Do fogo à água: um rito de entrega", às 19h, o qual faz parte da programação da Mostra Arena – Travessias, que integra o processo de formação de alunos de teatro da Escola Livre de Artes Arena da Cultura. Para assistir ao espetáculo é necessária a retirada de ingressos antecipados, com solicitação no e-mail secretaria.ela@pbh.gov.br, com até 48h de antecedência. Na apresentação, os alunos convidam o público a participar do ofertório construído por cada estudante-artista, que reflete a caminhada de aprendizagem marcada pelo corpo-território sagrado e por música, comida, fogo, água, axé, roda, folhas, entre outros elementos.  

Aniversário de 7 anos do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado
Data: de 9 a 13 de dezembro
Localização: Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã.
Tels: (31) 3277-7420 / 3277-6746
Atividades virtuais: canal de Youtube da Fundação Municipal de Cultura