Pular para o conteúdo principal

Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM) Oeste vai ganhar nova sede
Divulgação/PBH

Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM) Oeste vai ganhar nova sede

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu licitação (SMOBI DQ-91.113/2024 - LPN) para a construção da nova sede para o Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM) Oeste.  A unidade mudará para o encontro das ruas Augusto José dos Santos e Senhora do Porto, no Bairro Palmeiras, região Oeste da capital. A nova estrutura vai garantir uma assistência ainda mais humanizada aos usuários.

O CERSAM Oeste atende cerca de 13 mil usuários e é voltado ao atendimento de situações de crise e urgência em saúde mental. O novo escopo da unidade prevê a construção de edificação em um pavimento com entradas independentes para veículos e pedestres, com rampas e escadas, e estacionamento; recepção, consultórios, quartos, oficinas, salas para atendimento e visita de familiares, auditório, refeitório, instalações sanitárias, área para funcionários, administração e serviços, além de pátio externo, são espaços previstos na nova unidade.

O prazo para execução dos serviços é de 510 dias contados a partir da data de emissão da Ordem de Serviço e o valor teto é de cerca de R$ 8,3 milhões, com recursos provenientes do contrato de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Essa licitação integra o Programa Melhor Saúde BH, que tem como objetivo melhorar a saúde da população de Belo Horizonte, ampliando o acesso, a qualidade e a eficiência dos serviços oferecidos. Além dessa licitação, estão em andamento processos para a reforma e ampliação das UPAs Barreiro e Oeste e para a construção de uma nova unidade do CERSAM em Venda Nova.

As empresas interessadas devem apresentar as propostas presencialmente na Rua dos Guajajaras, 1.107, Lourdes, até às 10h da segunda-feira (26). Na mesma data haverá a abertura das propostas.