13 August 2020 -
Banda larga de internet via wi-fi, equipamentos e softwares de gravação e edição de áudio no estúdio de música, fogões, fornos e equipamentos profissionais na cozinha-escola, obras de adequação ao plano de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros e a aprovação do regimento interno do Comitê Gestor são as mudanças programadas para os próximos meses, para qualificar o atendimento do Centro, que retorna após a situação de emergência em saúde terminar.
Todas as melhorias que vêm sendo realizadas no Centro foram articuladas pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Subsecretaria de Direito e Cidadania, em conjunto com o Comitê Gestor do CRJ, formado por membros do poder público e da sociedade civil, para atender plenamente aos usuários do serviço.
De acordo com Samira Ávila, gerente do Centro de Referência da Juventude, efetivar as melhorias no local significa “uma vitória conjunta das juventudes e do poder público, que trabalham juntos para gerar oportunidades qualificadas e ouvir as vozes de jovens que se organizam em torno daquilo que desejam da sua cidade”, afirma. A previsão de conclusão das obras é ainda este ano.
“Com muito trabalho, esforço coletivo e muitas batalhas, terminamos o primeiro semestre com entrega de demandas históricas do CRJ. Vitória das juventudes de Belo Horizonte”, comemora Thiago Santos, membro do Comitê Gestor do CRJ representando a sociedade civil.
O CRJ, aberto em maio de 2016, é fruto de uma demanda das juventudes. O equipamento, com 5.800m² de área construída, foi erguido para ser totalmente voltado ao atendimento de jovens, e atende cerca de 130 mil pessoas por ano. O CRJ possui fácil acesso a pé, de metrô ou ônibus e tem como princípio norteador ser um espaço de participação, de diálogo e de trocas de experiências entre indivíduos, instituições, grupos e coletivos que atuam em prol das juventudes.