Pular para o conteúdo principal

Túmulo com estátua em pedra escura, cercado por outros túmulos e vegetação, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Cemitérios municipais têm programação religiosa para celebrar o Dia de Finados

criado em - atualizado em

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, com apoio de diversos órgãos da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, se prepara para receber cerca de 100 mil pessoas nas quatro necrópoles municipais neste sábado, 2 de novembro, data de celebração do Dia de Finados.

 

Para garantir conforto e segurança às famílias que irão visitar os cemitérios da Saudade, da Consolação, da Paz e do Bonfim, haverá reforço da BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar durante todo o horário de funcionamento dos cemitérios (das 7h às 17h30). Serão realizadas celebrações religiosas e haverá serviços de apoio ao visitante, oferecidos pelas funerárias parceiras, como medição de pressão e distribuição de água, entre outros.

 

Com o apoio da BHTrans, serão feitas modificações no trânsito próximo aos quatro cemitérios municipais com o intuito de facilitar o acesso dos visitantes e minimizar o impacto no trânsito da cidade durante os deslocamentos. A Polícia Militar de Minas Gerais fará uma operação especial nas necrópoles municipais para combate aos “enxadinhas” (prática ilegal de pessoas que cobram das famílias para realizar a manutenção das sepulturas).

 

Na operação especial do Dia de Finados, a Prefeitura também prestará esclarecimentos sobre a transferência de titularidade dos jazigos, alteração de dados cadastrais e quitação de débitos. Funcionários estarão disponíveis nas quatro necrópoles municipais para orientar os visitantes sobre a situação dos jazigos. O atendimento administrativo para realização de atualizações, no entanto, somente será prestado nos dias úteis. Confira a programação das celebrações religiosas para o dia 2:

 

 

Cemitério do Bonfim

Igreja Católica Brasileira

9h e 10h

 

Igreja Católica Romana

8h, 10h, 14h e 16h

 

Igreja Batista Getsêmani

Acolhimento durante o dia

 

1º Distrito Escoteiros – Cerimônia Cívica + Coral Mórmons

8h30 às 9h30

 

 

Cemitério da Paz 

Igreja Católica Brasileira

14h e 15h

 

Igreja Católica Romana

7h30, 9h, 11h, 13h30, 15h, 16h30

 

Igreja Batista Getsêmani

Acolhimento durante o dia

 

Igreja Adventista do Sétimo dia

Acolhimento a partir das 14h

 

 

Cemitério da Saudade

Igreja Católica Romana

7h, 8h30, 10h, 11h30, 13h30, 15h, 16h

 

Igreja Batista Getsêmani

Acolhimento durante o dia

 

 

Cemitério da Consolação

Igreja Católica Romana

8h, 11h e 16h

 

Igreja Batista Getsêmani

Acolhimento durante o dia