Pular para o conteúdo principal

Cemitério do Bonfim à noite com Anjo de sepultura de constas em primeiro plano. Ao fundo, cidade iluminada.
Foto: Pierre Bonnereau

Cemitério do Bonfim volta a realizar velórios noturnos

criado em - atualizado em

A partir de segunda feira, dia 17 de julho, o Cemitério do Bonfim volta a receber velórios noturnos, que estavam suspensos há pouco mais de um ano. A melhoria foi possível graças a uma série de intervenções conduzidas pela Fundação de Parques Municipais no Cemitério, como ampliação do quadro de porteiros, aumento do efetivo por parte da Guarda Municipal, implantação de nova iluminação no cemitério e a reforma da lanchonete, que agora também funcionará no período noturno.
 

Wellington Correria, diretor de Necrópoles, destaca que as ações fazem parte dos esforços empreendidos pela Prefeitura para melhorar o atendimento à população. “Estamos empreendendo uma série de ações em todas as necrópoles municipais, visando melhorar as estruturas físicas e os serviços prestados. Já realizamos mutirões de limpeza nos cemitérios da Paz e da Saudade e em breve as ações seguem para os demais cemitérios. Já retomamos também os velórios noturnos no Cemitério Paz. Queremos que o cidadão sinta-se bem acolhido e atendido em qualquer das necrópoles municipais e por isso estamos trabalhando diariamente para melhorar cada vez mais”, afirma.
 

Procedimentos para Sepultamentos nos Cemitérios Municipais
 

  • Obter declaração de óbito com o médico ou no Instituto Médico Legal – IML;

  • Registrar o óbito em cartório da região onde ocorreu o falecimento. Para esse registro, são necessários os documentos do falecido e a declaração de óbito;

  • Proceder a compra da urna funerária, ornamentação e transporte do corpo em uma das funerárias da cidade;

  • Ir a um dos cemitérios citados para providenciar o sepultamento;

  • Somente o concessionário poderá solicitar a autorização para sepultamento;

  • No caso de sepultamentos comunitários, os restos mortais serão exumados após três anos e enviados ao ossuário comum. Caso a família tenha interesse nos restos mortais, deverá entrar em contato com a   administração do cemitério, antes do período de exumação.

 
Informações gerais:
 

Todos os concessionários de sepultura em cemitérios municipais de Belo Horizonte devem manter o endereço atualizado junto à Diretoria de Necrópoles, localizada na Rua do Bonfim, 1120 / Administração Cemitério do Bonfim, telefones: 3277-4831, 3277-4418. A ausência dos dados atualizados pode acarretar a perda do título de perpetuidade.

 

Telefones úteis:

Instituto Médico Legal: Rua Nicias Continentino, 1291 - Nova Gameleira.
Telefone: 3379-5000.

Cartórios:

1º Sub. Distrito - Av. Francisco Sales, 244 - Floresta. Telefone: 3222-5505.
2º Sub. Distrito - Rua Guarani, 251 - Centro. Telefone: 3272-0562.
3º Sub. Distrito - Rua São Paulo, 1620 - Lourdes. Telefone: 3337-4822.
4º Sub. Distrito - Av. Amazonas, 4666 – Nova Suissa. Telefone: 3332-6847.

Funerária Santa Casa: Av. Bernardo Monteiro, 367 - Santa Efigênia.
Telefone: 3213-4001.