Pular para o conteúdo principal

Fotografia em ângulo baixo da fachada do Cine Santa Tereza ao entardecer, prédio histórico em estilo Art Déco, em tom verde-claro, com frisos geométricos e um balcão curvado no centro, onde se destaca o letreiro vermelho e dourado com o nome do cinema.
Ricardo Laf/PBH

Cine Santa Tereza recebe mostra dedicada ao cinema ucraniano

criado em - atualizado em

De 25 (terça-feira) a 29 (sábado) de agosto, o Cine Santa Tereza recebe a mostra “Dias de Cinema Ucraniano”, que reúne produções de diferentes períodos e gêneros para apresentar ao público a diversidade e a riqueza do cinema da Ucrânia. A programação busca ampliar as percepções sobre a cultura ucraniana no Brasil, mostrando uma cinematografia que vai além das narrativas sobre a guerra e reúne diferentes estéticas, períodos históricos, formas de humor e experimentações artísticas.

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados antecipadamente pelo Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes de cada sessão. A programação completa está disponível na página do Portal PBH.

Entre os destaques está “Pamfir” (Dmytro Sukholytkyy-Sobchuk, 2022), uma das produções ucranianas mais reconhecidas da última década. Exibido no Festival de Cannes, o filme acompanha o retorno de um homem à sua comunidade na fronteira oeste da Ucrânia e aborda temas como família, tradição e sobrevivência.

Os Cárpatos ucranianos, região marcada pela presença de diferentes grupos étnicos tradicionais, são cenário de dois filmes da mostra: o drama épico “Dovbush” (Oles Sanin, 2023) e “Sombras dos Ancestrais Esquecidos” (Sergei Paradzhanov, 1965), considerado um marco do cinema ucraniano e uma das obras que inauguraram o chamado “cinema poético ucraniano”, movimento que se destacou pela linguagem visual e por romper com padrões cinematográficos vigentes à época.

Outro destaque da mostra é “Qaytarmá” (Akhtem Seitablaiev, 2013), filme histórico que aborda a deportação dos tártaros da Crimeia pelo regime de Stalin, em 1944. A partir da história de um dos mais célebres pilotos tártaros da Crimeia, o longa ajuda a compreender um dos episódios fundamentais para entender a história da região, marcada por deslocamentos forçados, repressão e resistência. Ao recuperar a memória da deportação, o filme também lança luz sobre a trajetória e a identidade do povo tártaro, originário da Crimeia.

Também está em cartaz o documentário “Nós, Nossos Pets e a Guerra” (Anton Ptushkin, 2024), que acompanha histórias de pessoas e animais afetados pela invasão russa da Ucrânia.

A mostra “Dias de Cinema Ucraniano” conta com o apoio da Fundação de Caridade Dveri, Agência de Cinema Estatal da Ucrânia, Representação Central Ucraniano-Brasileira, Associação Ucraniano-Brasileira de Relações e Artes e Embaixada da Ucrânia no Brasil.


Serviço
Mostra ““Dias de Cinema Ucraniano”

Data: de 25 a 29 de agosto 
Ingressos: gratuitos pelo Sympla ou na bilheteria do teatro (a partir de 30 minutos antes de cada sessão, conforme disponibilidade)
Classificação indicativa: conforme cada sessão
Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)
Mais informações: Portal PBH