13 September 2019 -
Depois de passar por duas escolas municipais em Venda Nova, a carreta Conexão Gentileza Digital estacionará em frente ao Centro de Referência da Juventude (Praça Rui Barbosa, 50 - Centro) para ganhar novas cores durante o período da Semana da Educação 2019 - BH Educa. Entre os dias 16 e 21 de setembro, o telecentro itinerante oferecerá serviços gratuitos, como criação de currículos, cursos rápidos, emissão de segunda via de contas e acesso à internet, enquanto artistas do grafite farão intervenções na lataria externa do veículo.
A ação é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Prodabel e da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio do Movimento Gentileza. A carreta mantém em seu interior dez notebooks e duas impressoras e monitores irão auxiliar os visitantes durante seu horário de funcionamento, das 8h às 16h. Durante a estadia da carreta, haverá jogos de matemática, envolvendo a plataforma de programação code.org.
Nos dias 17 e 18 de setembro, terça e quarta, a parte externa do veículo se transformará em tela para uma pintura artística, realizada ao vivo pelos artistas urbanos Ed-Mun e Fhero. A dupla fará intervenções de grafite sobre a temática da inclusão digital, a convite do Movimento Gentileza, idealizado e coordenado pela voluntária social e primeira-dama de Belo Horizonte, Ana Laender.
O Movimento Gentileza tem como um de seus objetivos levar inclusão social, por meio da tecnologia, a pessoas que não têm acesso ou têm acesso limitado a esse tipo de ferramenta. Para isso, realiza o projeto Gentileza Digital, que oferece oficinas de informática básica para mais de 300 residentes das 28 Instituições Filantrópicas de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) de Belo Horizonte e frequentadores de quatro centros culturais da cidade.
A pintura artística da carreta marca uma nova etapa do projeto, que agora conta com um equipamento móvel para a realização de suas oficinas. A ação pretende dar visibilidade ao conteúdo do projeto e valorizar também a inclusão social por meio da arte e da promoção de artistas urbanos locais, outra premissa do Movimento Gentileza. Após a Semana da Educação, a carreta seguirá para a Escola Municipal Henriqueta Lisboa, no bairro Fernão Dias.
Sobre os artistas
O belo-horizontino Ed-Mun iniciou seus trabalhos em 1997. Em mais de 20 anos de trajetória, participou de grandes eventos em todas as regiões brasileiras e levou seus trabalhos para países da América Latina e Europa e para os Estados Unidos, onde expôs em museus e festivais importantes. Fundador do grupo PDF Crew, integra a DMC Rock, um dos grupos espanhóis de arte urbana mais representativos, formado em 1987, e também é membro da FX Crew, uma das crews mais importantes da história do grafite de New York.
O seu parceiro artístico é nascido em São Paulo. Desde 1997, Fernando [Fhero} desenvolve trabalhos em diversos estados brasileiros, participando de eventos, exposições solos e coletivas dentro da street art nacional e internacional, com um trabalho marcado por traços fortes e ideológicos.