Pular para o conteúdo principal

16 a 23 de setembro: BH Educa  - Semana da Educação 2019. A educação movimenta e abraça a cidade.
Arte: PBH

Carreta Conexão Gentileza Digital atende público da Semana da Educação 2019

13/09/2019 | 22:08 | atualizado em 16/09/2019 | 10:32

Depois de passar por duas escolas municipais em Venda Nova, a carreta Conexão Gentileza Digital estacionará em frente ao Centro de Referência da Juventude (Praça Rui Barbosa, 50 - Centro) para ganhar novas cores durante o período da Semana da Educação 2019 - BH Educa. Entre os dias 16 e 21 de setembro, o telecentro itinerante oferecerá serviços gratuitos, como criação de currículos, cursos rápidos, emissão de segunda via de contas e acesso à internet, enquanto artistas do grafite farão intervenções na lataria externa do veículo.

 

A ação é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Prodabel e da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio do Movimento Gentileza. A carreta mantém em seu interior dez notebooks e duas impressoras e monitores irão auxiliar os visitantes durante seu horário de funcionamento, das 8h às 16h. Durante a estadia da carreta, haverá jogos de matemática, envolvendo a plataforma de programação code.org.

 

Nos dias 17 e 18 de setembro, terça e quarta, a parte externa do veículo se transformará em tela para uma pintura artística, realizada ao vivo pelos artistas urbanos Ed-Mun e Fhero. A dupla fará intervenções de grafite sobre a temática da inclusão digital, a convite do Movimento Gentileza, idealizado e coordenado pela voluntária social e primeira-dama de Belo Horizonte, Ana Laender.

 

O Movimento Gentileza tem como um de seus objetivos levar inclusão social, por meio da tecnologia, a pessoas que não têm acesso ou têm acesso limitado a esse tipo de ferramenta. Para isso, realiza o projeto Gentileza Digital, que oferece oficinas de informática básica para mais de 300 residentes das 28 Instituições Filantrópicas de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) de Belo Horizonte e frequentadores de quatro centros culturais da cidade.

 

A pintura artística da carreta marca uma nova etapa do projeto, que agora conta com um equipamento móvel para a realização de suas oficinas. A ação pretende dar visibilidade ao conteúdo do projeto e valorizar também a inclusão social por meio da arte e da promoção de artistas urbanos locais, outra premissa do Movimento Gentileza. Após a Semana da Educação, a carreta seguirá para a Escola Municipal Henriqueta Lisboa, no bairro Fernão Dias.

 

 

Sobre os artistas

O belo-horizontino Ed-Mun iniciou seus trabalhos em 1997. Em mais de 20 anos de trajetória, participou de grandes eventos em todas as regiões brasileiras e levou seus trabalhos para países da América Latina e Europa e para os Estados Unidos, onde expôs em museus e festivais importantes. Fundador do grupo PDF Crew, integra a DMC Rock, um dos grupos espanhóis de arte urbana mais representativos, formado em 1987, e também é membro da FX Crew, uma das crews mais importantes da história do grafite de New York.

 

O seu parceiro artístico é nascido em São Paulo. Desde 1997, Fernando [Fhero} desenvolve trabalhos em diversos estados brasileiros, participando de eventos, exposições solos e coletivas dentro da street art nacional e internacional, com um trabalho marcado por traços fortes e ideológicos.


Últimas Notícias

Crianças brincam de pernas de pau na rua, sobre tapete acolchoado. Blocos de carnaval são atrações do BH é da Gente de domingo, dia 20/10

BH é da Gente, do dia 20/10, tem blocos de carnaval e ação de orientação nutricional como atrações. 

17/10/2019 | 22:20
Vista aérea do Parque Municipal, com prédios ao fundo. Confira os principais eventos gratuitos que acontecem em BH neste fim de semana

Nos dias 19 e 20/10, vai ter prática de Tai Chi Chuan, orientação sobre saúde vascular, aula de yoga, caminhada meditativa e muito mais.

17/10/2019 | 18:41