Pular para o conteúdo principal

Carnaval da Cidadania leva conscientização aos territórios vulneráveis de BH
Foto: Zaira Magalhães

Carnaval da Cidadania leva conscientização aos territórios vulneráveis de BH

criado em - atualizado em

O Carnaval da Cidadania, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte no período de 15 de fevereiro a 9 de março, une folia e conscientização nos territórios vulneráveis da capital mineira. A iniciativa, conduzida pelos serviços e unidades da Assistência Social e Direitos Humanos, visa garantir que a festa seja inclusiva, promovendo o acesso a direitos e o combate a violações.

A programação inclui cortejos, oficinas e blocos que abordam temas como prevenção ao trabalho infantil, proteção de populações em situação de rua e respeito às diversidades. A exemplo, em 26 de fevereiro, às 13h, acontece a concentração do cortejo do Bloco "Carnaval da Proteção e da Pop Rua/2025", saindo do Centro Pop Miguilim, localizado na Rua Varginha, 210, Colégio Batista, na Regional Leste. Já em 27 de fevereiro, também com concentração às 13h, o cortejo do Bloco Unificado PopRua sai do CREAS CS, na Rua Rio de Janeiro, 1.187, Centro, Regional Centro-Sul.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) também estão engajados nas ações carnavalescas, com uma programação extensa. O CRAS Mariano de Abreu promoverá, no dia 27, às 9h30, o "Carnaval da Diversidade". No mesmo dia, das 14h às 16h, o CRAS Zilah Spósito realizará o "Carnaval da Proteção". Essas atividades buscam integrar a comunidade e conscientizar sobre a importância da proteção de crianças, adolescentes, idosos e mulheres, além de incentivar a integração geracional.

Materiais informativos online

Para ampliar o acesso às informações e garantir que toda a população esteja ciente das ações do Carnaval da Cidadania, materiais informativos serão disponibilizados na página oficial da Prefeitura de Belo Horizonte permitindo que os cidadãos tenham acesso facilitado à programação completa.