Pular para o conteúdo principal

Quatro cadeiras e cuas mesas infantis e um baú em forma de porquinho fazem parte do Cantinho da Criança, que estimula a leitura infantil.
Foto: Melissa Reis/PBH

Cantinho da Criança estimula a leitura em Centro de Saúde

criado em - atualizado em

Esperar por uma consulta no Centro de Saúde Efigênia Murta de Figueiredo passou a ser uma tarefa prazerosa para as crianças. A unidade, situada no bairro Conjunto Ribeiro de Abreu, oferece um espaço chamado de “Cantinho da Criança”. O local serve para o entretenimento do público infantil, em que as crianças podem ler histórias, desenhar e brincar. A iniciativa foi dos estagiários, trabalhadores e representantes da Comissão Local de Saúde, que implantaram, na sala de espera, uma minibiblioteca equipada com livros e brinquedos.   


O projeto foi criado no ano passado e tem o objetivo de incentivar a leitura e a interação, além de garantir momentos de diversão para as crianças e adolescentes que são atendidos no Centro de Saúde. Para a gerente da unidade de saúde, Hellen Cristina Perdigão Tharamm, a implantação do “Cantinho da Criança” é uma conquista muito significativa. 


“É uma realização para a nossa equipe ter esse pequeno espaço dedicado às crianças, assim como é gratificante ver como elas se identificam com o lugar. Muitas vezes, as crianças chegam ao centro de saúde assustadas, agitadas e com medo de vacina, mas quando veem o cantinho com livros e brinquedos, logo se acalmam. Elas brincam, leem e relaxam enquanto aguardam o seu atendimento”, explica. 


A usuária do Centro de Saúde, Fabiana Gomes, sempre acompanha o seu filho às consultas. Segundo ela, a implantação do espaço trouxe muitos benefícios para as crianças e tranquilidade para os pais enquanto aguardam o atendimento.  “O meu filho gosta muito de brincar nesse novo espaço e eu consigo ficar tranquila enquanto aguardo a consulta. Agora ele não fica mais inquieto e pedindo para ir embora da unidade”, ressalta.

 

 

05/03/2018. Cantinho da criança. Fotos: Melissa Reis/PBH