Pular para o conteúdo principal

Mais de dez crianças brincam com bolinhas em um cesto em local aberto, durante o dia, acompanhadas por adulta.
Foto: Divulgação PBH

Brincadeiras e contação de história são atrações da Semana da Educação 2019

criado em - atualizado em

A grande variedade de atrações da Semana da Educação 2019 – BH Educa, promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está atraindo a população da capital para o Parque Municipal e Praça da Estação. Uma das atrações mais disputadas pelas crianças, no Parque, foi a Tenda Brincante, espaço para ensinar as crianças a produzirem seus próprios brinquedos com material reciclável. A Semana da Educação continua até a próxima segunda-feira, dia 23, e durante o final de semana, os espaços funcionam das 9h às 13h, com brincadeiras da cultura popular, rodas de conversa sobre direito à saúde, a maternagem e redes de cuidados e atenção, saúde bucal, exposições e outras atividades que podem ser conferidas no no site da Semana da Educação.

 

De acordo com Daniela Paim, integrante da Gerência de Coordenação da Educação Infantil, aproximadamente mil e duzentas crianças participam, por dia, só na Tenda Brincante. “Estamos recebendo mais de 600 crianças por turno, com diversas possibilidades para criarem seus próprios brinquedos e depois levarem para casa. O contato direto com a comunidade e a população é muito bacana, levar a sala de aula para o parque é algo incrível”, considerou.  Irene Marques estava acompanhando sua filha Emily, de 5 anos, que estuda na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Acidália Lott. Emily, auxiliada pela mãe, ficou encantada com o Pé de Lata, brinquedo feito com lata enfeitada, que lembra muito uma perna de pau. A mãe de Emily também se divertiu e falou sobre o resgate de brinquedos e brincadeiras da própria infância. “É um incentivo muito legal, principalmente para as crianças de hoje, que têm a oportunidade de conhecer atividades antigas, brinquedos e até brincadeiras do passado, antes dos jogos eletrônicos”, enfatizou Irene.

 

A Contação de História também teve espaço no parque, com a participação de professores e voluntários para apresentar histórias interpretadas e performadas pelos contadores. As histórias foram escolhidas levando em consideração a faixa etária das crianças, com adaptações para cada público que foi chegando. Segundo Geraldo Gontijo, da Gerência de Bibliotecas, mostrar diversas histórias para as crianças é uma experiência única. “É uma experiência única participar desse evento. Estamos apresentando cinco histórias por turno, e isto mantém a tenda sempre cheia e as crianças estão deslumbradas”, ressaltou.

 

 

Pesquisas científicas e o uso de novas linguagens

Na frente educacional e científica, as tendas “Linguagens” e “Mostra de Investigação Científica Escolar (Mice)”, apresentaram o conhecimento difundido em faculdades e nas escolas municipais. Na tenda Linguagens foi aberto um espaço para projetos ligados às línguas e culturas, desenvolvidos pelos parceiros do Núcleo de Línguas da Secretaria Municipal de Educação. Nesse espaço foram trabalhadas diversas línguas, como o inglês, espanhol e o mandarim, apresentadas em forma de teatro, performance, música e jogos.

 

Na área reservada à Mostra de Investigação Científica Escolar, estudantes de toda a rede apresentaram suas pesquisas científicas, com levantamento de dados, desenvolvendo metodologias e divulgação. Os projetos foram apresentados pelos próprios estudantes que, orientados pelos professores, participaram de todo o processo de pesquisa.

 

 

Mais de duzentas ações

A Semana da Educação – BH Educa teve início, na última segunda-feira, dia 16, e termina na próxima segunda-feira, dia 23. Nos últimos cinco dias, aproximadamente 45 mil pessoas passaram pelos 31 espaços criados nos complexos da Praça da Estação e do Parque Municipal. Foram quase duzentas ações, inseridas em sete grandes temáticas, distribuídas em dezenas de tendas e estandes. Foram apresentados vídeos, obras de arte, espetáculos de dança, gincanas, shows, cenas esportivas, performances de diferentes produções artísticas e temas variados, além de palestras, e oficinas de tecnologia, criatividade, ciências, linguagem, lazer, cidadania e saúde.