Pular para o conteúdo principal

Blitz Junina agita Restaurante Popular I nesta quinta-feira (13)
Foto: Amira Hissa/ PBH

Blitz Junina agita Restaurante Popular I nesta quinta-feira (13)

criado em - atualizado em

Levando muita cor, alegria e humor, dançarinos da Quadrilha Maluca realizam nesta quinta-feira (13) a já tradicional blitz junina no Restaurante Popular I, situado na Avenida do Contorno, 11.484 – Centro. Os quadrilheiros irão passar pelo local a partir das 11h, surpreendendo e animando os frequentadores presentes, e dando um aperitivo do que será apresentado no Concurso Municipal de Quadrilhas, que acontece na 44ª  edição do Arraial de Belo Horizonte

As blitzen juninas são ações espontâneas de quadrilhas do Concurso Municipal, que surpreendem moradores da cidade e turistas com apresentações repentinas. Durante todo o mês de julho, mais de 20 intervenções serão realizadas por diversos pontos da capital mineira. A rodoviária, a Igreja da Pampulha e o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte serão alguns dos cenários para essas exibições juninas. 

Essas ações têm o objetivo de convidar e estimular belo-horizontinos e turistas a prestigiarem o Arraial de Belo Horizonte, que conta com o tradicional Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas e a criatividade da culinária mineira na Vila Gastronômica. A programação de shows está repleta de nomes de peso do sertanejo e do piseiro nacional, como o cantor Gustavo Mioto e o grupo Barões da Pisadinha, além de artistas regionais e locais. Serão três finais de semana seguidos de atrações - 21, 22 e 23 de julho; 29 e 30 de julho e 5 e 6 de agosto - na Praça da Estação, com entrada gratuita. Para acompanhar a programação completa, acesse o Portal Belo Horizonte.

Cardápio Junino

Os Restaurantes Populares da cidade já incluíram nos cardápios ingredientes característicos da gastronomia mineira e receitas típicas juninas. Até o final de julho, a população poderá experimentar quitutes juninos a preços populares. O cardápio e os valores podem ser conferidos no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte

Arraial de Belo Horizonte 

O Arraial de Belo Horizonte, que chega à 44ª edição em 2023, é o festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, apoio dos Supermercados BH, rádio oficial Liberdade FM, parceria de mídia da TV Globo Minas, parceria com o Mercado Central e colaboração técnica da Comissão Junina Mineira. 

Trabalhado a partir da ideia de uma ‘Experiência Junina Completa’, a festa belo-horizontina foca em três grandes eixos: a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows musicais, com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas, como o Concurso Prato Junino e a Vila Gastronômica, sempre valorizando o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. 

O Arraial de Belo Horizonte é um evento que cresceu e ganhou visibilidade ao longo dos anos, fazendo com que a capital mineira fosse considerada, pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, um dos cinco maiores destinos turísticos do período junino do país, ao lado de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).