Pular para o conteúdo principal

Foto de oito pessoas de diferentes idades e gêneros, dentre elas um cadeirante, cada uma delas com uma placa de trânsito que pede cuitdado com o pedestre, com quem atravessa a faixa de pedestre, com o idoso, com o cadeirante e com o ciclista, por exemplo. À esquerda, ao alto, os dizeres: trânsito é feito de gente, e gente merece respeito. À direito, a logo da campanha Maio amarelo.
Arte: BHTrans

BHTrans promove esquetes educativas nas escolas municipais no Maio Amarelo

criado em - atualizado em

A BHTrans dá continuidade às ações de educação e segurança no trânsito como parte da programação do movimento internacional Maio Amarelo. O evento está em sua 5ª edição, tendo como mote “Nós somos o Trânsito”.

 

 

O movimento

O objetivo do Maio Amarelo é colocar em pauta o tema acidentes de trânsito, estimulando a participação dos mais diversos segmentos da sociedade na conscientização para a redução dos índices de mortes e feridos no trânsito no país e no mundo.

 

No mês de maio, a ONU decretou a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito”. Amarelo simboliza “atenção”, “advertência” no trânsito. Daí surgiu o movimento internacional “Maio Amarelo” que busca chamar a atenção sobre as estatísticas de mortes e feridos no trânsito.

 

As redes sociais da BHTrans (Twitter, Instagram e Facebook) e o Portal da Prefeitura irão compartilhar as mensagens educativas e informar sobre as ações e os eventos relacionados ao movimento Maio Amarelo. Com a “#NósSomosoTrânsito”, o objetivo é que as pessoas possam firmar o compromisso com a redução do número de vítimas do trânsito fazendo a sua parte, que é respeitar as leis de trânsito.

 

 

Travessia Segura

No ano passado, a BHTrans iniciou a implantação de um modelo diferenciado de travessia de pedestres no entorno das escolas com o objetivo de aumentar a segurança e permitir que os motoristas se conscientizem de que estão em uma área escolar. O projeto tem sido ampliado de forma gradativa. Em 2017, 42 escolas receberam a nova sinalização.

 

E durante o mês de maio, o projeto travessia segura será ampliado. No último dia 4, a Escola Municipal Arthur Guimarães (bairro Nova Esperança) recebeu a nova faixa de pedestre e, no dia 9, o Colégio Estadual Central (Santo Antônio). Outras escolas também serão contempladas como a Professor Mário Werneck (Santa Maria), União Comunitária (Barreiro), Oswaldo França (São Gabriel) e a Professora Maria Mazarello (Nazaré).

 

 

Ação especial para alunos das escolas municipais

Dando continuidade às ações do Maio Amarelo, BHTrans preparou uma ação especial para os alunos do ensino fundamental das escolas municipais. Em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, foi criada uma nova esquete com atores do Mobiliza SUS (equipe de mobilização da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte) e figurinos da BHTrans. 

 

A peça vai abordar a importância dos diferentes modos de transporte, como se locomover pela cidade de maneira segura e como tornar a cidade mais sustentável. Após a esquete, um técnico da BHTrans, com uma linguagem adequada à faixa etária dos estudantes, vai falar com as crianças sobre os temas desenvolvidos na apresentação da esquete.

 

No dia 17, a esquete será apresentada na Escola Municipal Maria das Neves (São Lucas), às 13h30, e no dia 18, às 9h, na Escola Municipal Governador Carlos Lacerda (Ipiranga).

 

 

Ações da BHTrans de 14 a 18/5

Dia 14/5 (segunda-feira)

- Ações do programa “O Jovem e a Mobilidade” nas escolas estaduais Professora Amélia De Castro Monteiro (das 10h às 11h30) e Santos Dumont (das 10h às 11h30);

 

- Exibição de um vídeo comentado na Comissão Regional de Transporte e Trânsito - Oeste (CRTT), às 19 horas, para promover a socialização e sensibilizar os participantes sobre o Maio Amarelo.

 

Dia 15/5 (terça-feira)

- Apresentação de um vídeo comentado na CRTT - Barreiro (19 horas);

 

- Ações do programa “O Jovem e a Mobilidade” nas escolas Flávio Dos Santos (das 10h às 11h30), Professor Cláudio Brandão (das 8h às 9h30) e Professora Amélia De Castro Monteiro (das 10h às 11h30).

 

Dia 16/5 (quarta-feira)

- Apoio da Gerência de Educação para a Mobilidade da BHTrans à Campanha Maio Amarelo das Marias Bonitas de Lourdes, das 17h às 19h, Rua Marília de Dirceu c/ R. Antônio Aleixo. A BHTrans vai apresentar a campanha de conscientização da travessia segura de pedestres

 

- Ações do programa “O Jovem e a Mobilidade” nas escolas Flávio Dos Santos (das 10h às 11h30), Professor Cláudio Brandão (das 8h às 9h30 e das 19h às 20h30) e Santos Dumont (das 10h às 11h30);

 

- Apresentação de vídeo comentado na CRTT – Venda Nova (19h);

 

Dia 170/5 (quinta-feira)

- Ações do programa “O Jovem e a Mobilidade” nas escolas Coração Eucarístico (das 10h às 11h30 e 19h às 20h30), Professor Cláudio Brandão (das 8h às 9h30 e das 19h às 20h30) e Santos Dumont (das 10h às 11h30);

 

- Apresentação de vídeo comentado na CRTT - Pampulha (19horas)

 

Dia 18/5 (sexta-feira)

- Projeto Travessia Segura na Escola Estadual Professora Maria Mazarello  (R. Américo Alves, bairro Nazaré).

 

- Ações do programa “O Jovem e a Mobilidade” nas escolas Coração Eucarístico (das 10h às 11h30), Santos Dumont (das 10h às 11h30) e Professora Henriqueta Lisboa (das 10h às 11h30).