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BH se fortalece como destino turístico de experiências e retoma força econômica
Foto: Qu4rto Studio

BH se fortalece como destino turístico de experiências e retoma força econômica

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Para além dos já consagrados atrativos gastronômicos, que deram a Belo Horizonte o título de Cidade Criativa da Gastronomia, a capital mineira, em 2022, se destacou também no circuito de grandes eventos culturais e de entretenimento, que atraem visitantes de todo o estado e de outras regiões do país. Esse fluxo de pessoas estimula a oferta de serviços e aumenta a arrecadação. A ocupação hoteleira refletiu essa movimentação e atingiu, em novembro de 2022, 65,63% de média mensal, com uma receita média por quarto (REVpar) de R$178,40, números melhores do que no período pré-pandemia, segundo a ABIH-MG (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais). Em 2022, de janeiro a outubro, foram registrados R$59,9 milhões recolhidos somente em impostos sobre serviços (ISS) relacionados às atividades parcialmente e tipicamente turísticas. 

O prefeito Fuad Noman comemorou o reconhecimento da cidade como destino turístico, conquistado ao longo do ano.  "É importante ressaltar que a cidade voltou a pulsar após os dois anos da pandemia. Tem surtido efeito nosso trabalho para dar condição para que Belo Horizonte seja referência pelos seus pontos turístico, eventos culturais e esportivos, gastronomia e reconhecida hospitalidade do povo belorizontino", assinala o Prefeito Fuad Noman. 

Seja com festivais de música, como Sarará e Planeta Brasil, ou de eventos corporativos, como FIRE Festival e a Exposibram, o pós-pandemia tem deixado as agendas dos principais espaços de eventos da cidade, como Mineirão e Expominas, lotadas há meses. A Belotur apoia grande parte dos maiores eventos da cidade e patrocina alguns deles por meio de editais de fomento e incentivo ao turismo, como o Programa Belo Horizonte 4 Estações, que consiste em uma ação contínua de promoção e consolidação do posicionamento turístico da capital. Seu principal intuito é apresentar a capital mineira como uma cidade atraente, promovendo seus atributos e eventos por meio de uma plataforma segmentada em quatro períodos temáticos. Essas temporadas unem o clima a uma série de atrativos percebidos em Belo Horizonte durante o verão, outono, inverno e primavera. Além dos grandes festivais, o edital apoiou eventos esportivos, como o Bope Games, maior festival multiesportivo da América Latina, e feiras como a Exposição Nacional Mangalarga Marchador, que promove campeonatos e leilões, entre outras agendas. 

Lançado em 2018, o projeto disponibilizou, em 2022, dois Editais de Concessão de Auxílio Financeiro para a realização de eventos de potencial turístico em Belo Horizonte, e foram investidos cerca de R$7,5 milhões injetados no setor, com 103 eventos aprovados e realizados em Belo Horizonte, incluindo eventos com público acima de 50 mil pessoas.  Neste ano também houve a criação de categoria específica da Gastronomia no Edital, com 11 eventos gastronômicos contemplados com a inclusão da nova categoria. 

A gastronomia é um dos principais ativos de Belo Horizonte, e nos últimos anos, o segmento e vertentes dele se tornaram uma aposta estratégica da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, tanto no posicionamento e promoção, quanto no desenvolvimento de políticas públicas do município. Em 2022, a empresa municipal implementou o Comitê Gestor da Gastronomia, com participações das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Cultura, além da Subsecretaria de Segurança Alimentar.  O Programa foi desenvolvido em quatro eixos de atuação: Governança e Networking; Desenvolvimento e Fomento; Formação e Qualificação; Promoção e Comunicação.

Como resultado das ações do grupo de trabalho, foi realizada uma Fantrip com os jurados do 50 Best Restaurants in the World, premiação internacional que reconhece os principais restaurantes, bares e chefs do mundo. A Belotur recebeu, entre 12 e 16 de setembro, seis jornalistas internacionais e chairmans regionais de Portugal, México, Argentina, Colômbia e Uruguai. A realização do evento resultou, entre matérias e postagens nas redes sociais, a aproximação da capital mineira com os principais representantes da premiação no mundo. Também como resultado, Belo Horizonte foi convidada a ser representada pela primeira vez na história no evento do 50 Best Latin América, realizado no México, em novembro. Ainda nesse ano, a Belotur participou da ABAV Expo Internacional, feira realizada pela ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), apresentando a gastronomia com a presença de dois grandes chefs realizando uma cozinha show, com mais de 9 mil pessoas visitando o estande de Belo Horizonte em três dias. 

“A primeira missão que o prefeito Fuad Noman nos atribuiu foi que a Belotur auxiliasse na retomada econômica do setor de turismo, buscando os mesmos indicadores de 2019. E isso se confirmou com o aumento da oferta de serviços e da arrecadação das atividades parcialmente e tipicamente turísticas.  É de fato, muito importante, esse olhar carinhoso que a gestão do prefeito está tendo com o turismo, a cultura, o lazer, e acima de tudo, com o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Este foi um ano em que a Belotur, em conjunto com trade turístico e vários outros setores da cidade, trabalhou arduamente com foco na geração de renda por meio do turismo de entretenimento, do turismo de negócios e da nossa gastronomia”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

Outras realizações importantes da Belotur ao longo do ano foram a implementação do Programa Belo Horizonte Receptiva, que credenciou 7 receptivos da cidade e promoveu ao longo do ano rodadas de qualificação e aproximação com o mercado para uma melhor entrega de serviços ao turista, e o lançamento do Catálogo de Experiências Turísticas de Belo Horizonte, documento que apresenta de forma organizada e qualificada uma variedade de produtos de experiências, ligados à arte, à cultura, à gastronomia, ao artesanato e a economia criativa, que foram qualificados para atender os diversos públicos que buscam Belo Horizonte como destino nas viagens. 

Belo Horizonte dispõe hoje de atrativos variados e de qualidade. É uma cidade surpreendente, em que a cultura, as artes, a gastronomia, o ecossistema científico e tecnológico movimenta o cotidiano da cidade, estimulando sua permanente renovação. Ao encontro desses propósitos, confira abaixo outras ações de promoção turística realizadas pela Belotur em 2022. 

1ª Conferência Municipal de Turismo

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou nos dias 5 a 7 de dezembro a 1ª Conferência Municipal de Turismo, ocasião na qual foi elaborado, em conjunto com os agentes turísticos da cidade, o Plano Estratégico de Turismo, documento que irá pautar as políticas públicas municipais para o setor no período de 2023 a 2027. A realização da 1ª conferência do setor em Belo Horizonte consolidou um processo participativo de construção de políticas públicas empreendido pela Belotur ao lado de instituições e agentes do setor de turismo, ao longo de 2020 e 2021, por meio do Programa Dialoga Turismo. Na ocasião, foi lançado o Catálogo de Experiências Turísticas de Belo Horizonte. 

Arraial de Belo Horizonte

O Arraial de Belo Horizonte é o festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período. A festa, que chegou a 43ª edição em 2022, se tornou ao longo do tempo uma celebração cada vez mais democrática, com ampla visibilidade, atraindo turistas de diversos cantos do país. O evento foi uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e do Instituto Periférico. 

Na capital mineira, o Arraial é trabalhado a partir do conceito de “Experiência Junina Completa”, com a apresentação de quadrilhas, shows musicais e diversas atividades gastronômicas. Marcando a volta dos grandes eventos públicos na cidade, a 43° edição do Arraial de Belo Horizonte reuniu cerca de 90 mil pessoas nos dias 29, 30 e 31 de julho e 6, 7, 13 e 14 de agosto, na Praça da Estação. A festa contou com a apresentação de 70 quadrilhas nos tablados, com destaque para o Concurso Nacional de Quadrilhas, que a capital mineira recebeu pela segunda vez e contou com grupos de 18 estados brasileiros. Grandes nomes da música sertaneja também estiveram presentes, entre eles Lauana Prado, Léo Magalhães, Rio Negro & Solimões e Di Paullo & Paulino. Já a tradicional comida mineira foi apresentada na Vila Gastronômica, espaço culinário de destaque no festejo.  

Passeios Turísticos 

Idealizado pela Belotur em 2016, os passeios turísticos, no formato walking tour e city tour, já estão se tornando tradicionais em Belo Horizonte. Para despertar o interesse e curiosidade do cidadão belo-horizontino pelos espaços da cidade, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, promoveu três temporadas de roteiros, nesses formatos, em 2022. Em setembro, em comemoração à Semana do Turismo, ocorreu a 1° temporada da série de passeios. A ‘Temporada BH Mais Feliz' ocorreu entre outubro e novembro, e levou 102 pessoas para diversos espaços públicos da capital mineira. Em comemoração aos 125 anos da capital mineira, a ‘Temporada Especial Aniversário de Belo Horizonte’ ocorreu em dezembro e fez parte das celebrações da cidade. Em janeiro, a 'Temporada Especial Férias’ fechará a série de passeios, buscando estimular moradores e turistas a aproveitarem o período, vivenciando experiências por vários espaços de Belo Horizonte. 

Belo Horizonte: Destino Turístico Inteligente 

Novembro foi um mês chave no avanço do trabalho para a transformação de Belo Horizonte em um Destino Turístico Inteligente (DTI), projeto da Prefeitura de Belo Horizonte, encabeçado pela Empresa Municipal de Turismo (Belotur). Após a realização do 5° Seminário de Cidades e Destinos Inteligentes, nos dias 7 e 8, e o reconhecimento da capital mineira como integrante da Rede Ibero-Americana que discute a temática, Belo Horizonte foi representada pela Belotur no 3° Congresso Mundial de DTI, em Valência, na Espanha. Na ocasião, foi apresentado o artigo “Políticas Públicas, Turismo e Innovación: Estructuración del Plan de Transformación Destino Turístico Inteligente de Belo Horizonte/Brasil”, elaborado pela equipe da Diretoria de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur, com colaboração do professor uruguaio Dr. Cláudio Quintana. A participação de Belo Horizonte nesta importante agenda consolidou o trabalho de transformação turística que a Belotur vem realizando nos últimos anos, tendo em vista que a Conferência é o mais importante evento de Destinos Turísticos Inteligentes, promovido pela Organização Mundial de Turismo e pelo Governo do Reino da Espanha. 

Retomada econômica, diálogo internacional e novas oportunidades para Belo Horizonte 

O período pós-pandemia, em Belo Horizonte, foi marcado pela reabertura do comércio, o retorno às atividades presenciais e o reaquecimento da economia. Este cenário contribuiu positivamente para a Prefeitura retomar a integralidade das ações de fomento e atração de novos negócios e investimentos, os programas de incentivo ao empreendedorismo e à economia criativa e sustentável, além das iniciativas de qualificação e inclusão produtiva para a geração de mais empregos e oportunidades para os belo-horizontinos.

Em uma iniciativa inédita para atração e desenvolvimento de negócios no município, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Atração e Promoção de Investimentos, lançou uma plataforma interativa para análise de dados sobre o ambiente de negócios da cidade. São cinco painéis de uso intuitivo, capazes de produzir um número virtualmente infinito de combinações de indicadores sobre: atividades econômicas, comércio exterior, inovação e pesquisa, sistemas de ensino, além de trabalho e emprego. 

Os Painéis Interativos do Desenvolvimento Econômico são fundamentais para tomada de decisão estratégica de quem tem interesse em estabelecer ou expandir seu negócio na cidade, colaborando tanto para maior transparência Municipal quanto para assertividade do investimento. 

No âmbito das relações internacionais, em 2022 foi celebrada a prorrogação do termo de cooperação do Memorando de Entendimentos com o governo do Reino Unido, e assinada uma nova parceria com o governo dos Estados Unidos, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, práticas e tecnologias fundamentais para fomentar o desenvolvimento da cidade. Em outubro, a Diretoria de Relações Internacionais realizou uma missão com a Embaixada do Haiti e a PUC Minas para atendimento consular a haitianos em Minas Gerais, beneficiando mais de 400 pessoas com a regularização e emissão de documentos. 

Ainda no primeiro trimestre deste ano, a PBH realizou também o 1º Fórum Internacional de Economia e Gestão Verde do município, um evento integralmente virtual, que reuniu 37 palestrantes, dentre eles 19 mulheres e 18 homens, aderindo ao escopo das agendas de igualdade de gênero da ONU na organização do evento. No intuito de consolidar o êxito dos debates realizados, foi produzido um relatório com ações voltadas para o desenvolvimento sustentável na cidade. 

Este engajamento no diálogo internacional proporcionou importantes avanços no relacionamento com organismos estrangeiros. Belo Horizonte foi empossada como Secretaria Regional da América Latina, durante a conferência global da rede Metropolis - a maior rede de cidades metropolitanas do mundo -, em Bogotá. Na rede Mercocidades, a cidade foi reeleita como membro do Conselho para 2023 e reafirmou a participação também na Cúpula Global. Por fim, Belo Horizonte foi eleita para o Conselho Global da maior rede internacional de cidades do mundo: Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). 

A capital mineira também recebeu reconhecimentos internacionais este ano. Dentre os mais significativos, estão os prêmios “UIM às Boas Práticas Locais com Abordagem de Gênero”, organizado pela União Iberoamericana de Municipalistas (UIM) e o Prêmio “Cidade”, do Smart City Awards LATAM - Principal categoria da premiação. 

Mais qualificação e mais oportunidades para todos

O ano de 2022 foi de retomada e expansão para as ações de qualificação. No diálogo internacional, o programa Falando com o Mundo ofereceu mais de mil vagas de aperfeiçoamento em diversos idiomas para professores, alunos e servidores municipais. Para isso, o programa celebrou parcerias com 10 instituições de ensino de idiomas. Além disso, foram realizadas rodadas de negócios e atração de investimentos e parcerias com setores de tecnologia, ensino e pesquisa, logística e economia verde para novas parcerias em 2023. 

No âmbito da qualificação de mão de obra, a Subsecretaria de Trabalho e Emprego contou com um importante reforço, com a reabertura da Escola Profissionalizante Raimunda da Silva Soares, situada no bairro São Cristóvão, dentro da Pedreira Prado Lopes. Trata-se do único equipamento público municipal dedicado exclusivamente à qualificação profissional. 

Além da volta das atividades na escola, que ofereceram mais de 200 vagas para cursos presenciais, foram firmadas parcerias com entidades, como o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), para a oferta de 1.300 vagas em formações realizadas em formato EAD e híbridas. 

Nos equipamentos do SINE Municipal, ao longo do ano, as vagas de emprego e os encaminhamentos para entrevistas tiveram um aumento superior a 100%, em relação ao ano passado. Ao todo, foram disponibilizadas pela Central de Vagas mais de 10.700 oportunidades de trabalho, com uma taxa de encaminhamento superior a 60%. Contudo, o empenho para a criação de oportunidades de reinserção no mercado de trabalho foi além, em 2022, com a ampliação do programa Estamos Juntos. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Adriano Faria, destacou o trabalho realizado ao longo do ano e os bons resultados alcançados. “Este ano de 2022 foi marcado pela retomada econômica da cidade de Belo Horizonte, registramos crescimento do número de empresas, inclusive tivemos setores que alcançaram números de empreendimentos superiores aos registrados antes da pandemia. Por meio dos diversos cursos de qualificação e capacitação a prefeitura ajudou milhares de pessoas a conquistar emprego e renda”. 

A partir de 2023, a iniciativa dedicada à inclusão produtiva de pessoas em situação de rua e residentes em abrigos municipais, receberá novos investimentos, em torno de R$3 milhões, e terá nova metodologia de trabalho e monitoramento, com meta de recuperação socioemocional e reinserção de 500 pessoas vulneráveis ao mercado de trabalho, em um período de 18 meses.  

Empreendedorismo consciente e compartilhado 

O empreendedorismo da Economia Popular Solidária ganhou novo fôlego em 2022, com a criação de 49 grupos novos desde maio, quando as portas do Centro Público de Economia Solidária, na Praça da Estação, foram reabertas ao público. Ao todo, os 260 empreendimentos cadastrados participaram de 50 feiras e eventos, além da presença permanente na Feira da Afonso Pena e em quatro edições do Movimento BH Mais Feliz. Em setembro, foi firmado um convênio para uma programação regular das Feiras de Economia Solidária também nos parques municipais da cidade, uma vez ao mês. 

A política pública do município promoveu também oportunidades de qualificação para os grupos de empreendedores, em áreas como empreendedorismo digital e precificação, marketing e gestão, corte e costura, dentre outros. Em uma parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi implementada também uma ferramenta virtual que permite aos participantes efetuarem os cadastros, inscrições para feiras e acesso aos dados dos empreendimentos com maior agilidade e eficiência. 

Desenvolvimento se faz com criatividade

A Economia Criativa é um dos pilares do desenvolvimento econômico de Belo Horizonte e, em 2022, a PBH criou e ampliou novos projetos para fomentar o setor. Por meio da Diretoria de Projetos Estratégicos e Inovação, com o apoio da Prodabel, foram realizadas seis novas edições do projeto Gastronomia para Todos, um curso virtual que oferece desenvolvimento, capacitação e técnicas gastronômicas para quem já tem ou pretende ter um negócio no setor de alimentação. Até o momento, mais de mil pessoas já foram capacitadas pelo projeto. 

Considerando a inclusão digital e da qualificação para o empreendedorismo, foi iniciado em dezembro o Cê Tá On, projeto criado em parceria com o Governo Britânico e a organização social Fa.vela, também com o apoio da Prodabel, que pretende acolher e orientar cidadãos de territórios vulneráveis de Belo Horizonte, com atendimentos e oferta de cursos em 12 telecentros da cidade. 

Por meio do Laboratório Aberto, chamamento público voltado para o desenvolvimento e teste de novas tecnologias, foram firmadas três novas parcerias este ano, com destaque para o aplicativo japonês Crime Nabi, que foi implementado em fase de testes pelo Centro Integrado de Operações (COP), no intuito de aprimorar a inteligência de prevenção de furtos e roubos ligados ao patrimônio público municipal. 

Inovadora, também, foi a iniciativa de qualificação em bambuzeria para cinco quilombos de Belo Horizonte. Com uma proposta de resgate da ancestralidade afro e de criação de uma nova alternativa de geração de renda para este público, o projeto promoveu oficinas para os quilombolas com o mestre Lúcio Ventania, na cidade de Ravena. Em janeiro de 2023, cada quilombo receberá uma mini bambuzeria para que possa seguir empreendendo, produzindo e comercializando produtos feitos da matéria-prima. 

Ainda do ponto de vista do estímulo aos novos negócios, a Sala Mineira do Empreendedor, parceria da PBH com o Sebrae Minas e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG), e a Jornada Empreendedora, projeto itinerante também realizado em parceria com o Sebrae Minas, com o apoio da Urbel, registraram um aumento significativo de atendimentos em relação ao ano passado. Somente no BH Resolve, onde está sediada a Sala Mineira do Empreendedor, foram mais de 17 mil atendimentos ao longo de 2022.