13 July 2021 -
A Prefeitura de Belo Horizonte vai ocupar uma cadeira como representante titular no Plenário do Comitê de Bacia Hidrográfica do rio São Francisco (CBHSF), nos próximos quatros anos. É a primeira vez que a capital de Minas Gerais, a “caixa d’água” do Brasil, terá assento no comitê responsável pela gestão dos recursos hídricos na bacia do “Rio da Integração Nacional”.
Com isso, a região do Alto São Francisco, no qual fazem parte Belo Horizonte, Contagem, Lagoa Santa, Santa Luzia, Nova Lima, Jequitibá e Ouro Preto, entre outras cidades, poderá captar recursos da cobrança pelo uso da água e propor e acompanhar projetos para a região. A área de atuação do CBHSF é nacional e abrange os estados da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Minas Gerais e Goiás, e o Distrito Federal.
Para o assessor de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e representante de Belo Horizonte no Plenário do comitê nacional, o biólogo Humberto Martins Marques, o avanço foi possível graças à integração dos municípios do Alto São Francisco, formadores do rio das Velhas e do rio Paraopeba, que se uniram para defender as necessidades da região.
“Sabemos de nosso passivo ambiental. Defender programas de conservação e produção de águas com soluções baseadas na natureza, assim como a arborização nos municípios do Alto São Francisco são ações a serem propostas por Belo Horizonte que nunca teve assento no Plenário do Comitê desde 2001, quando a entidade foi criada. Isso é inédito”, afirma.
A eleição para a escolha dos representantes do poder público municipal dos estados da bacia foi realizada no fim de semana passado. Outras 28 plenárias eleitorais acontecerão até 23 de julho, quando será concluída a indicação dos 62 membros que irão compor o Plenário do CBHSF.
A lista com os membros eleitos por segmento será divulgada em 26 de julho. A Plenária Extraordinária do CBHSF para posse dos membros e eleição da Diretoria Colegiada está marcada para 15 e 16 de setembro, em Petrolina, Pernambuco.
O Comitê de Bacia Hidrográfica do rio São Francisco é formado pela seguinte estrutura: Presidência, Vice-Presidência, Secretaria Executiva, Diretoria Colegiada, Diretoria Executiva, Plenário, Câmaras Técnicas e Câmaras Consultivas Regionais.