Pular para o conteúdo principal

BH participa do XXV Encontro Nacional do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente
Reprodução

BH participa do XXV Encontro Nacional do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente

criado em - atualizado em

Representantes de Belo Horizonte participaram, na última semana, do XXV Encontro Nacional do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), realizado em modo virtual e que reuniu os gestores da pasta de todos os estados do País. O encontro é um aquecimento para a 27ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 27), que acontecerá em Sharm El-Sheikh, no Egito, e a 15ª Convenção de Diversidade Biológica (COP 15) a ser realizada no mês de dezembro em Montreal, no Canadá. 

Os encontros são para promover a articulação política entre as capitais através do diálogo entre os secretários, e incentivar a cooperação por meio de boas práticas e políticas públicas de gestão ambiental. O evento busca debater a biodiversidade em seus benefícios a nível global, nacional, local e regional e suas formas de auxiliar no cumprimento de metas propostas pela ONU, como a redução na emissão de combustíveis fósseis e outros desafios climáticos globais. Na oportunidade, a capital foi representada pelo Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Lana Pimenta. 

O CB27 é o fórum de secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras e do Distrito Federal, que permite a troca de experiências sobre projetos de gestão ambiental frente às mudanças climáticas no âmbito das cidades, aproveitando as boas práticas de todas as capitais. O CB27 foi fundado durante a Conferência das Nações Unidas pelo Desenvolvimento Sustentável no ano de 2012 (Rio+20) e, com o apoio da Fundação Konrad Adenauer em parceria com a Associação Mundial de Governos Locais e Subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável (ICLEI) América do Sul, ele fomenta importantes debates sobre políticas públicas e suas aplicações no contexto de cada cidade do Brasil. 

Para além das trocas de experiências e apoio mútuo entre as secretarias das capitais brasileiras, o CB27 permite o diálogo com o governo federal, por meio da participação em órgãos de governança federais e estaduais, como por exemplo a Comissão Tripartite Nacional de Meio Ambiente. De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Lana Pimenta, a iniciativa é um caminho importante para a expansão dos diálogos sobre gestão ambiental a nível nacional: "Essa heterogeneidade de gestões e iniciativas garantem aprendizado mútuo, assegurando as melhores práticas ambientais para os municípios. Além desse aspecto técnico, o grupo também se fortalece como um corpo político importante na promoção de ações de enfrentamento às mudanças climáticas, como pode ser observado no chamamento à assinatura da Declaração de Edimburgo", destaca. 

A Declaração de Edimburgo é um documento de posicionamento dos governos locais de todo o mundo em contribuição à negociação do Novo Marco Global para a Biodiversidade Pós-2020, que será adotado durante a realização da COP15. Ela reforça o papel fundamental dos atores subnacionais como catalisadores de mudanças transformadoras necessárias nos seus territórios, com um compromisso ambicioso, prático e responsável, de apoio à conservação da biodiversidade, à recuperação dos ecossistemas e à sua utilização sustentável.