16 September 2025 -
O Complexo Público Veterinário (CPV), em parceria com o Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), lançou um projeto pioneiro que oferece suporte psicológico para tutores de pets que estão doentes, bem como para os profissionais que atendem os animais. A espera pelo diagnóstico ou pela cirurgia a qual o bichinho é submetido é angustiante. Para aliviar essa tensão, estudantes de psicologia estarão na sala de espera do CPV.
Eles vão oferecer um acolhimento humanizado aos tutores. A ideia é conversar, promover jogos e atividades em grupo, tudo para que o tempo passe de uma maneira mais leve e a ansiedade diminua. Psicóloga e professora do Uni-BH, Bianca Gresele ressalta que a maioria dos tutores considera os pets como filhos. Por isso, o medo de perdê-los é enorme. Ter alguém preparado para ouvir e dar um apoio nesses momentos críticos, inclusive em casos de luto, faz toda a diferença.
E não é só o tutor que sofre. A equipe de veterinários, estagiários e funcionários do CPV também lida com muita pressão. Eles atendem emergências, casos graves e precisam tomar decisões difíceis, como a eutanásia. Esse estresse diário, somado à dor de ver os animais sofrendo, pode levar ao esgotamento físico e mental.
“O médico veterinário aprende todas as técnicas de salvamento, mas muitas vezes temos dificuldade em lidar com as pessoas, porque não é atribuição da nossa profissão. No Complexo Público Veterinário atendemos muitos casos de emergência, pessoas aflitas, e ter uma psicóloga e estudantes para esse acolhimento é extremamente importante”, destaca o diretor do CPV, Aldair Junio Woyames Pinto.
Suporte técnico
Os estudantes de psicologia vão oferecer suporte contínuo para a equipe de profissionais do Complexo. Por meio da parceria com o Uni-BH também será oferecido preparo técnico para que os veterinários possam dar notícias difíceis para os tutores e a lidarem com o luto, o que, segundo a professora Bianca, muitas vezes não é abordado na faculdade.
Informações sobre os atendimentos no CPV podem ser obtidas neste link.