Pular para o conteúdo principal

Secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, com outros três participantes em mesa do evento "IX Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – o CB27".
Foto: SMMA/PBH

BH participa de Encontro de Secretários de Meio Ambiente

criado em - atualizado em

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, participou do IX Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – o CB27. O evento aconteceu em João Pessoa, na Paraíba, e terminou na última terça-feira, dia 1º de agosto.
 

O tema central do evento foi o licenciamento ambiental nas capitais brasileiras. “Nós podemos conversar sobre a desburocratização desse serviço tão importante para o cidadão e para empreendedores. Belo Horizonte, felizmente, tem feito um bom trabalho em relação a isso. O licenciamento em BH é feito de forma razoavelmente rápida em relação a outras capitais. Queremos e vamos facilitar e desburocratizar todo esse serviço facilitando para o cidadão”, afirmou Mário Werneck.
 

Além disso, Belo Horizonte foi usada como referência durante o Fórum por causa do uso da aplicação das medidas compensatórias. “A Prefeitura tem tido um reconhecimento nacional muito bom na forma que estamos aplicando as medidas compensatórias do município sempre priorizando a necessidade da capital e o bom uso para BH”, disse ainda o Secretário.
 

Outro destaque para BH foram a políticas climáticas da capital, pela energia limpa e também pela arborização. Participaram do encontro todos os 27 secretários de meio ambiente das capitais brasileiras. Também estiveram presentes o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de órgãos internacionais.

 

Encontro e CB27
 

O próximo Encontro Nacional dos Secretários de Meio Ambiente terá como tema central a educação ambiental e resíduos sólidos. “Uma das bandeiras levantadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de BH é a educação ambiental e por isso sugerimos discutir esse tema nacionalmente para cada vez mais aprimorarmos nossa atuação de educação ambiental”, concluiu Mário Wernerck.
 

O CB27 foi criado no ano passado durante a inauguração da Conferência Mundial do Clima no Rio de Janeiro. Desde então, Belo Horizonte participou de todas as edições. O objetivo desse encontro é estabelecer uma plataforma que proporcionasse a troca de experiência entre secretários do meio ambiente das capitais brasileiras quanto à gestão ambiental.