Pular para o conteúdo principal

BH Itinerante abre inscrições, a partir desta sexta-feira (26), para 43ª edição
Foto: Divulgação/PBH

BH Itinerante abre inscrições, a partir desta sexta-feira (26), para 43ª edição

criado em 26/08/2022 - atualizado em 26/08/2022 | 16:03


Estão abertas as inscrições para a 43ª edição do BH Itinerante, curso de extensão em educação ambiental da Prefeitura de Belo Horizonte, realizado semestralmente para formar agentes ambientais. Serão ofertadas, de forma gratuita, 40 vagas para pessoas com idade acima de 16 anos. Outras quatro vagas serão destinadas à monitoria voluntária.

Iniciado nesta sexta-feira (26), o cadastro estará disponível aos interessados até 5 de setembro. As aulas terão início na terça-feira, dia 15 de setembro. A edição marca o retorno do programa às atividades presenciais, após três edições realizadas no formato on-line. Desta vez, serão módulos em formato híbrido, com etapas virtuais e in loco.

O conteúdo aborda temas como ecologia integral, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Agenda 21, ambiente urbano, redes socioambientais e políticas urbanas. A formação é feita com relatos de experiência, palestras, atividades interativas e lúdicas. Serão certificados somente os participantes que tiverem frequência mínima de 75% da carga horária total do curso, que é de 92 horas. 

Histórico 

Criado há mais de 23 anos, o BH Itinerante resulta de uma demanda popular para que fossem implantadas atividades que aprofundassem as discussões sobre a realidade socioambiental da capital.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, a longevidade do projeto denota uma preocupação de longo prazo do município com a formação de agentes ambientais. “Nós somos uma cidade com mais de 2,5 milhões de habitantes e uma urbanização intensa. Nessa realidade, é de suma importância que o município forme agentes defensores do meio ambiente, focados na importante missão de proteger os ecossistemas e multiplicar boas práticas nos seus círculos sociais. O BH Itinerante é um projeto da PBH que chega à sua 43ª edição e mostra, por si só, o quanto Belo Horizonte tem desdobrado esforços ano a ano em prol da pauta ambiental”, destacou. 

Programação do BH Itinerante Virtual para o 2º semestre de 2022: 

Período: de 15/09 a 15/12/2022, às quintas-feiras.
Horário: das 8h às 11h30min ou 12h (conforme calendário do curso)
Carga Horária: 100h
Vagas para cursistas: 40
Vagas para monitores voluntários: 04
Público: maiores de 16 anos
Acesso à sala virtual: Plataforma Google Meet
Atividades presenciais: Partida da Av. Afonso Pena, 342, Centro. 


Inscrições


Para candidatos ao curso: clique aqui
Para candidatos à monitoria voluntária: clique aqui

Plantões para esclarecimentos

Os interessados em orientações sobre o curso poderão contactar a coordenação do curso por meio de plantões para esclarecimentos nos dias 26 e 29/08/2022, no horário de 10 às 12h e 14 às 16h, por meio do agendamento neste link

Informações sobre os requisitos para o processo seletivo pelo site ou no e-mail: geeda@pbh.gov.br

Realização

Centro de Extensão em Educação Ambiental - Sala Verde - SMMA/PBH.