7 Abril 2025 -
Belo Horizonte vai participar, pela primeira vez, de 25 a 28 de abril, do Desafio Mundial da Natureza Urbana, uma competição global aberta a toda a população que queira registrar imagens ou sons da biodiversidade da capital. A disputa amigável com mais de 700 cidades ao redor do mundo pretende estimular a reflexão sobre a convivência entre cidade e natureza, destacando como as áreas urbanas podem ser ambientes ricos em espécies de seres vivos e aprendizado.
Com o uso do aplicativo gratuito iNaturalist - que pode ser baixado em aparelhos do sistema iOs e Android - os participantes poderão registrar fotos de plantas, fungos e animais, do próprio quintal, da rua, do bairro, parques ou de qualquer outro local da cidade.
O Desafio Mundial da Natureza Urbana é realizado desde 2015 e é organizado pelo Museu de História Natural do Condado de Los Angeles (Natural History Museum of Los Angeles County, em inglês) e pela Academia de Ciências da Califórnia (California Academy of Sciences, em inglês) dos Estados Unidos. No Brasil, a ação conta com a realização local de diversas instituições como: a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), Ecoavis, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Museu da PUC Minas, Rede de Jovens da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço (RBSE), Centro Universitário UNA, Trilha Transespinhaço, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Governo de Minas Gerais. O evento integra as ações do Plano de Ação Territorial para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção do Espinhaço Mineiro, o PAT Espinhaço, dentro do Proespécies do Ministério do Meio Ambiente.
A espécie-bandeira do Desafio é a Aspilia belo-horizontinae. Parente das margaridas, de cor amarela, é muito rara e criticamente ameaçada de extinção. A espécie foi registrada em Belo Horizonte apenas no ano de 1958. Para o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e secretário municipal interino de Meio Ambiente, Gelson Leite, a participação de BH no Desafio só traz benefícios para a cidade. “Além de ajudar a mapear a nossa biodiversidade, a nossa participação mobiliza a população e faz com que moradores de todas as idades despertem o interesse por nossa fauna e nossa flora. O cidadão tem uma oportunidade e tanto de se envolver mais com o que existe em nossos parques e áreas verdes. BH só tem a ganhar com essa atividade”, disse Gelson.
- Capacitação para organizadores do evento
Durante o Desafio (de 25 a 28 de abril) os organizadores estarão disponíveis em diversas áreas verdes da cidade auxiliando os interessados em fazer os registros no iNaturalist. Sendo assim, nesse prazo que antecede o evento, haverá uma programação voltada para os diferentes públicos dos parques da cidade como forma de capacitação para os interessados aprenderem a utilizar o aplicativo iNaturalist.
No dia 26 de março, cerca de 40 profissionais da FPMZB participaram de uma palestra, ministrada pela bióloga da Assessoria de Planejamento e Informações da instituição, Nadja Simbera Hemetrio. Foram apresentadas as principais ferramentas de utilização do iNaturalist para o compartilhamento e identificação das espécies registradas pelos usuários do aplicativo durante o período do Desafio. Segundo Nadja, a preparação dos usuários do aplicativo é uma forma de garantir resultados mais abrangentes e com uma qualidade científica. “Tudo com o propósito de estimular o olhar para a biodiversidade e sua conservação ao fornecer informações valiosas para a pesquisa científica e gestão dessa biodiversidade. Por se tratar de uma plataforma que concentra informações da biodiversidade, é importante que os usuários saibam algumas regras básicas para o compartilhamento de conteúdo. Por isso, é necessário apresentar as principais etapas que possibilitam a postagem de imagens, áudios e comentários. Por meio das imagens e sons, os participantes poderão ajudar a registrar imagens de elementos da natureza como plantas, fungos, animais e seus vestígios, destaca.- Escolas estimulam o envolvimento de estudantes
Para incentivar os estudantes da rede municipal de educação a participarem do desafio, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) promoveu um encontro para apresentar o aplicativo iNaturalist aos educadores. A iniciativa, uma parceria da FPMZB, Ecoavis e o programa Ecoescola da SMED, busca engajá-los a repassar o conteúdo a todos os alunos da rede municipal para que explorem e documentem a biodiversidade local. Além disso, a ação promove maior conscientização sobre a fauna e flora presentes nas áreas urbanas.
O encontro formativo para os educadores faz parte de uma proposta pedagógica inovadora da Smed, que alia o uso de tecnologias a atividades lúdicas, como a gamificação, para envolver os estudantes de maneira interativa e estimulante. Durante o encontro, os educadores puderam explorar o Parque Municipal, vivenciando na prática o uso do aplicativo enquanto registravam diversas espécies.
Luciana Queiroz, professora dos anos iniciais, destacou que o Desafio da Natureza estimula o uso de celulares e tablets como ferramenta pedagógica, tornando o aprendizado mais dinâmico e atrativo. A experiência de aprendizagem também se estende aos alunos mais jovens. A professora Maria de Jesus Pereira, da Emei Santa Cruz, testou o aplicativo com crianças de até 5 anos em uma atividade de “caça ao tesouro”, na qual os pequenos exploraram a escola em busca de plantas e animais. “Foi uma maneira incrível de documentar o aprendizado e mostrar que, mesmo em um ambiente escolar, podemos descobrir a natureza ao nosso redor”, disse.
A participação de educadores, estudantes e demais cidadãos no Desafio Mundial da Natureza Urbana por meio do iNaturalist não só contribui para a educação ambiental, como também fortalece os princípios da cidadania.- Como participar do Desafio Mundial da Natureza
Siga o passo a passo:
1- Baixe o aplicativo iNaturalist e crie uma conta, de acordo com o sistema do seu aparelho celular:
IOS - https://apps.apple.com/us/app/inaturalist/id421397028
Android - https://play.google.com/store/apps/details?id=org.inaturalist.android
2- Tire fotos de plantas, fungos e animais nativos silvestres no período de 25 a 28 de abril em Belo Horizonte;
3- Compartilhe suas fotos por meio do app iNaturalist (nos dias do evento);
4- Saiba mais à medida que suas descobertas forem identificadas.
Faça parte do projeto no iNaturalist: https://www.inaturalist.org/projects/desafio-mundial-da-natureza-urbana-2025-belo-horizonte