22 August 2025 -
A 49ª edição do BH Itinerante foi aberta nesta quinta-feira (21) no Parque Estadual da Serra do Rola Moça. O projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), voltado à formação de agentes ambientais, reuniu 45 participantes em um dos mais importantes espaços de biodiversidade da região metropolitana.
Entre a sede da SMMA, no Centro de Belo Horizonte, e o parque com 1.400 mil metros de altitude, os inscritos receberam dentro do ônibus Expresso Ambiental informações sobre a história da capital e desafios na interligação das cidades metropolitanas, passando pela gestão hídrica, de solo, lixo e poluição.
Inaugurado em 1994, o Parque da Serra do Rola Moça tem área com cerca de 4 mil hectares, o terceiro maior do gênero urbano do Brasil, localizado entre Belo Horizonte, Ibirité, Brumadinho e Nova Lima. Com mananciais de abastecimento hídrico resguardados, tem rica biodiversidade em seus campos ferruginosos, com espécies endêmicas de flora e fauna, como canela de ema e lobo-guará.
Essa rica biodiversidade atrai cerca de 20 mil visitantes por mês, mas também enfrenta problemas de queimadas, impactos da mineração e atropelamentos de animais. Por isso, a importância da conscientização e formação ambiental.
O subsecretário de Gestão Ambiental e do Clima, Dimi Chaves, lembrou os imensos desafios frente à crise climática, exigindo ações globais e locais, com destaque para o papel dos agentes ambientais. Ele destacou a importância do BH Itinerante na formação dos agentes. “É um trabalho feito com muito empenho e carinho pela Diretoria de Educação Ambiental”.
O BH Itinerante teve início em 2000 e tem 25 anos de história. Dentre os mais de 80 inscritos nesta edição, foram selecionados estudantes, educadores ambientais, brigadistas, aposentados e pessoas de diferentes idades interessadas em fazer parte da solução dos problemas climáticos. A aposentada Maria Lídia Vaz ficou sabendo do curso pelo rádio e se interessou pela iniciativa. “Eu sou muito ligada ao meio ambiente, sempre tive horta. Estou gostando bastante da troca com os colegas. Aos 86 anos sigo aprendendo aqui”.
Vinicius Moreira da Silva é servidor da Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) do Mercado da Lagoinha. O jovem de 25 anos, coordenador de agroecologia no Cresan, motivou-se a participar do curso pela possibilidade de enriquecimento profissional e pessoal. “Estou numa área correlata à sustentabilidade. É uma oportunidade e tanto de aprendizado quanto de contribuir com meus conhecimentos”.
O módulo Abrindo Caminhos, realizado nesta edição na Serra do Rola Moça, será sucedido de encontros semanais até 27 de novembro na Sala Verde da SMMA, trazendo conteúdos formativos sobre temas ligados à sustentabilidade e à educação ambiental, mas também abertos às experiências de cada participante e discussões de assuntos contemporâneos, como a realização da COP 30 no Brasil.
Segundo Eliana Apgaua e Aluísio Cardoso, fundadores do BH Itinerante, o objetivo do curso é motivar e instigar os participantes, com inclusão e diversidade.