Pular para o conteúdo principal

Três homens instalam pneus usados e pintados em forma de cerca para demarcar um ponto limpo, antiga área de descarte irregular de lixo.
Foto: SLU/PBH

BH em Pauta: SLU realiza reaproveitamento de pneus

criado em - atualizado em
Pneus que antes representavam perigo para o meio ambiente e para a população hoje despontam como solução de sustentabilidade e inovação, graças ao trabalho da Unidade de Recebimento de Pneus (URP) da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). 
 

Situada na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da BR-040, antigo aterro sanitário de Belo Horizonte, a instalação já recebeu mais de um milhão e meio de pneus desde o início das operações, em 2007. Em um único mês, já foi contabilizado um número superior a 20 mil unidades.
 

O chefe da Divisão de Reciclagem da SLU, Joaquim da Costa Pereira, explica que o local é preparado para receber pneus sem utilidade que seriam jogados em lotes vagos, ruas, avenidas, rodovias e até mesmo nos cursos d’água. 
 

“Os pneus levam centenas de anos para se decompor, além de acumular água, servindo como criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, por isso a preocupação deve ser de todos os cidadãos, não somente do poder público”, alerta.
 

Na URP, não há limite de quantidade para o descarte de pneus. Tanto o pequeno gerador quanto as empresas podem utilizar o lugar como ponto correto para eliminação desse resíduo. Segundo Joaquim, mais de dez parceiros, incluindo borracharias, empresas de ônibus, transportadoras e concessionárias de veículos fazem uso do serviço, que é gratuito. “Tomamos todos os cuidados necessários com o armazenamento desses pneus, que são mantidos debaixo de uma cobertura de 200 metros quadrados, livres do sol e da chuva”, esclarece.
 

É importante ressaltar que não há o recebimento de pneus de grande porte, como os de máquinas agrícolas e tratores. São aceitos os de veículos leves, ônibus, caminhões e motocicletas.


Destinação

Uma vez por semana, os pneus são recolhidos na URP por uma empresa chamada Reciclanip, que, por sua vez, transporta o material até as unidades recicladoras. Os pneus são reaproveitados, entre outras finalidades, como combustível alternativo para indústrias, como a cimenteira, na fabricação de solas de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos, tapetes para automóveis e na produção de asfalto.
 

Os pneus se tornaram também vasos coloridos para plantas ornamentais, durante o processo de implantação de Pontos Limpos em Belo Horizonte e na Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) Castelo, na região da Pampulha. Em Venda Nova, por exemplo, a própria população ajudou a pintar os materiais que serviram para reforçar o canteiro das praças. Por estarem preenchidos ou cobertos por terra, tornaram-se mais uma alternativa segura.
 

Joaquim ainda lembra que os pneus da URP são utilizados para delimitar as pistas de competições de carrinhos de rolimãs na Virada Cultural de Belo Horizonte e no tradicional Mundialito de Rolimã do Abacate, realizados anualmente. “Fornecemos mais de 800 pneus para a competição do Mundialito e, ao final dela, eles são devolvidos com segurança.”
 

A URP permanece aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h. O endereço é BR-040, km 531, bairro Jardim Filadélfia.


Pequenas quantidades

Uma outra opção para a população é levar os pneus para uma das mais de 30 Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) da capital. Nesses locais, cada pessoa pode descartar, por dia, duas unidades. O serviço também é gratuito. Os pneus recebidos nas URPVs seguem para a URP da BR-040.
 

Bruno Henrique da Silva, morador do bairro Cachoeirinha, região Nordeste da capital, já utilizou algumas vezes as URPVs e a URP. Ele garante que sempre se preocupou com a destinação correta desses materiais. “Com tantos veículos rodando pela cidade, se todos os pneus usados forem parar nas vias públicas de maneira irregular, não vamos dar conta de administrar esse problema, que será de todos”, pondera.


Os endereços das URPVs estão disponíveis no site da Prefeitura de Belo Horizonte ou através do telefone 156.
 
 

04/07/2017. Unidade de Recebimento de Pneus. Fotos: Divulgação/SLU