Pular para o conteúdo principal

BH discute políticas públicas ambientais durante encontro nacional, em Palmas
Foto: PBH/ Divulgação

BH discute políticas públicas ambientais durante encontro nacional, em Palmas

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está presente no XXVIII Encontro Nacional do Fórum CB27 - agenda que reúne, semestralmente, os secretários de Meio Ambiente de todas as capitais brasileiras e Distrito Federal para traçar estratégias que permitam conciliar crescimento econômico, preservação e conservação ambiental. O enfrentamento às mudanças climáticas e a inclusão social na agenda ambiental das grandes cidades também está no radar das discussões. 

 

O evento acontece em Palmas, no Tocantins, e conta com três dias de duração, chegando ao seu encerramento nesta quinta-feira, 8 de junho. Ele é realizado de forma simultânea ao 2º Encontro Nacional do ICLEI Brasil, que tem como tema central “Cidades Sustentáveis: Soluções baseadas na Natureza e Energias Renováveis”. A convenção reúne representantes do poder público de diversos estados e municípios brasileiros, convidados de governos da América do Sul e representantes de todas as esferas da sociedade civil, engajados com o enfrentamento da crise climática.

 

A programação do 2º Encontro Nacional do Iclei segue até quinta-feira (8) e conta com espaços de visitação como a Praça da Sustentabilidade, mini palestras, atividades interativas e de realidade virtual, com explorações de ações e projetos sustentáveis desenvolvidos na Capital. 

 

Representada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Zé Reis, Belo Horizonte apresentou as políticas públicas de defesa do meio ambiente e fomento à sustentabilidade por meio dos laboratórios e trocas de experiências com as demais gestões. O debate qualificado acerca dos desafios e instrumentos da defesa ambiental permitiu mapear e conceituar estratégias que vão de encontro ao papel fundamental dos municípios e seus órgãos para a preservação e combate aos prejuízos ambientais.

 

De acordo com o secretário, encontros como esse são fundamentais para a construção de políticas públicas que primam por uma gestão ambiental integrada no nosso país: “O Fórum CB27 é resultado da necessidade de uma conversa horizontal entre as governanças sobre soluções que envolvem todo o território nacional. Através desse encontro, é possível trocar experiências, definir estratégias importantes e entender como as outras capitais trabalham para o enfrentamento de problemas como as mudanças climáticas, a proteção e preservação dos ecossistemas, entre outras ações que merecem ser compartilhadas”, destaca. 

 

O CB27 foi fundado durante a Conferência das Nações Unidas pelo Desenvolvimento Sustentável no ano de 2012 (Rio+20). Com o apoio da Fundação Konrad Adenauer em parceria com a Associação Mundial de Governos Locais e Subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável (ICLEI) América do Sul, ele fomenta importantes debates sobre políticas públicas e suas aplicações no contexto de cada cidade do Brasil. Para além das trocas de experiências e apoio mútuo entre as secretarias das capitais brasileiras, o CB27 permite o diálogo com o governo federal, por meio da participação em órgãos de governança federais e estaduais, como por exemplo a Comissão Tripartite Nacional de Meio Ambiente.

 

Mulheres à frente de estratégias 

 

Após a solenidade de abertura do 2º Encontro Nacional ICLEI Brasil, a gerente de Ações sobre Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sônia Knauer, participou da mesa redonda 'Diálogos pela Resiliência com Prefeitas - Ações de Adaptação aliadas à Gestão de Risco’ - encontro temático composto por prefeitas, vice-prefeitas e gestoras do executivo integradas na pauta de meio ambiente. 

 

A sessão especial teve como objetivo discutir os desafios na gestão de risco a desastres decorrentes da emergência climática, e Belo Horizonte, por sua vez, dividiu sua robusta experiência técnica na matéria, que já projetou o município para debates e estudos sobre o tema dentro e fora do Brasil. De acordo com a gerente, o encontro pôde contar com um olhar sensível acerca do assunto: "É importante tratar desse tema de uma visão diferente, porque nós, as mulheres, somos poucas e lidamos com grandes responsabilidades. Todas as que estão aqui também são mães e têm uma prática de cuidar que é muito benéfica, em geral, para esses municípios", destaca.