Pular para o conteúdo principal

Duas motos em um motobox em avenida de BH
Foto: Divulgação/PBH

BH conta com mais de 500 motoboxes, para reduzir riscos de acidentes com motos

criado em - atualizado em

Belo Horizonte já conta com 503 unidades de motoboxes em 20 vias da cidade e a Prefeitura, por meio da BHTrans, planeja aumentar esse número. Os motoboxes são áreas sinalizadas para as motocicletas nos cruzamentos com semáforo e devem ser acessadas depois que os demais veículos pararem na interseção. Esse tipo de sinalização é utilizado em grandes cidades, como São Paulo, Madri e Barcelona, e reduz o conflito entre as motos e os outros veículos no momento do sinal verde, ampliando o respeito dos motociclistas em relação à faixa de pedestres e trazendo maior visibilidade.  

 

Durante a Semana Nacional do Trânsito, a gerência de Educação da BHTrans está realizando esquetes nas ruas de Belo Horizonte para alertar os motociclistas e pedestres. A ação tem a parceria com a Guarda Municipal, Detran, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. A redução dos riscos de acidentes envolvendo motocicletas tem atenção constante do projeto Vida no Trânsito, da BHTrans. 

 

Em agosto foi realizada a primeira edição do Anjos de Capacete, que capacitou 100 entregadores sobre segurança no trânsito. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a empresa IFood, e incluiu treinamento prático ministrado pelo SAMU e sobre segurança viária pela BHTrans. 

 

Foram ensinadas práticas de primeiros socorros e pilotagem preventiva. Após a formação, os participantes receberam um certificado e um capacete branco que lhes permitirá ser facilmente identificados nas ruas. Ao se tornarem oficialmente “anjos de capacete”, poderão atuar nos primeiros socorros prévios até a chegada da unidade do SAMU. 

 

Coordenadora do projeto Vida no Trânsito, da BHTrans, Jussara Bellavinha ressalta a importância da iniciativa. “Os jovens são as principais vítimas dos acidentes com motocicletas,  por isso a importância das ações da Prefeitura de Belo Horizonte para salvar vidas que são perdidas diariamente no trânsito”.