Pular para o conteúdo principal

BH compartilha experiências sobre sistemas alimentares em evento internacional
Foto: PBH/Divulgação

BH compartilha experiências sobre sistemas alimentares em evento internacional

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte participou do evento internacional Diálogo Regional, realizado nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro na Cidade do Cabo, África do Sul. O encontro, promovido pela TMG Think Tank for Sustainability, reuniu especialistas em sistemas alimentares de diversos países, incluindo Brasil, Sri Lanka, África do Sul, Quênia e Egito. Levando as experiências brasileiras estavam, além de Belo Horizonte, o Instituto Comida do Amanhã e a prefeitura de Sobral (CE).

 

O encontro teve como principal objetivo elaborar as contribuições das cidades do Sul Global para o relatório “Fortalecimento dos sistemas alimentares urbanos e periurbanos para alcançar a segurança alimentar e nutrição no contexto da urbanização e transformação rural”. Este relatório deve moldar as recomendações de políticas que serão discutidas na CFS52 (Sessão do Comitê Mundial de Segurança Alimentar da ONU), a ser realizada em outubro de 2024. Foram destacados no relatório os desafios e oportunidades relacionados à mudança dos ambientes alimentares, ressaltando o papel das mulheres no setor informal de alimentos urbanos, o papel das compras públicas, da agricultura urbana, da agroecologia e das inovações participativas.

 

O município foi representado pela subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues, que compartilhou as estratégias da Prefeitura de Belo Horizonte na política de Segurança Alimentar e Nutricional na garantia do acesso à alimentação adequada e nutritiva a população, com foco na agroecologia, na agricultura urbana e familiar e na assistência alimentar. Com o tema “Entrelaçando Redes, Tecendo Futuros: construindo um sistema alimentar urbano colaborativo em Belo Horizonte e Região Metropolitana”, a participação foi marcada pela apresentação das estratégias inovadoras que a cidade vem implementando para combater a fome e as desigualdades, além de construir sistemas alimentares justos e sustentáveis.

 

Para a subsecretária de segurança alimentar e nutricional, Darklane Rodrigues, a participação de Belo Horizonte no Diálogo Regional não apenas destacou o trabalho que está sendo feito na cidade, mas também permitiu que a cidade aprendesse com as experiências de outros países. A troca de experiências e conhecimentos com especialistas de diversos países reforçou a importância da cooperação internacional para enfrentar os desafios que afetam os sistemas alimentares do mundo todo, especialmente para o sul global. Podemos perceber que nossos interlocutores ficaram impressionados com algumas das experiências brasileiras, especialmente o Programa Nacional de Alimentação Escolar, instituído por lei e que garante em todo o país o acesso à alimentação de forma universal a todos os estudantes, além da garantia da compra da agricultura familiar. É muito importante para a Política de Segurança Alimentar de Belo Horizonte ter participado ativamente desse diálogo e conhecido as melhores práticas de outros países. As experiências compartilhadas e as conexões estabelecidas nos inspiram a buscar soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos”.

 

Política de Segurança Alimentar e Nutricional em BH

 

Belo Horizonte é referência internacional na gestão municipal da segurança alimentar e nutricional e assertividade na execução dessa política se dá pela construção coletiva entre gestão e participação social, além do robusto embasamento técnico. O município atua com foco na formação, na divulgação de conhecimento e a conexão em rede de agentes estratégicos para o fortalecimento de sistemas alimentares sustentáveis e justos, pautados pelos princípios da agroecologia, da economia circular, da conexão entre produtores e consumidores, da alimentação adequada e da soberania e segurança alimentar e nutricional. Busca, também, valorizar a agricultura familiar e urbana, a gastronomia e a cultura alimentar, em prol da construção de uma cidade sustentável.

 

Saiba mais sobre a política de Segurança Alimentar e Nutricional no Portal da PBH.