Pular para o conteúdo principal

BH apresenta experiências em sistema alimentares urbanos em evento internacional
Divulgação/PBH

BH apresenta experiências em sistema alimentares urbanos em evento internacional

criado em - atualizado em

Belo Horizonte participa do Fórum Internacional de Sistemas Agroalimentares Urbanos, que acontece em Lima, no Peru, desta terça-feira (6) a 8 de maio. O encontro reúne equipes de governos nacionais e subnacionais de diferentes países da América Latina, além de especialistas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-ONU) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) na área de sistemas alimentares urbanos. 

Com o  objetivo de fortalecer capacidades, trocar experiências e promover a mobilização de recursos e a cooperação entre países em desenvolvimento e subdesenvolvidos para a construção de ambientes alimentares sustentáveis e saudáveis, o evento é organizado pelo governo do Brasil, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com a FAO/ONU. O fórum internacional faz parte da Semana Técnica sobre Sistemas Agroalimentares Urbanos. 

Entre os principais temas do encontro, destacam-se a abordagem dos sistemas alimentares urbanos, a sustentabilidade e a resiliência no planejamento urbano; a apresentação do Programa Alimenta Cidades; e a exposição de iniciativas desenvolvidas no Peru, Colômbia e Brasil, entre outros países. 

Representada pela secretária municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues, a Prefeitura de Belo Horizonte participa nesta terça-feira, dia 6, da sessão Diálogos de Políticas e Programas em Sistemas Alimentares Urbanos: experiências subnacionais. 

A sessão vai contar com um painel de discussão entre autoridades de governos subnacionais e a palestra "Guia de Governança Multinível" para governos locais, ministrada por Cecília Marocchino, especialista da Divisão de Sistemas Alimentares e Segurança Alimentar da FAO. 

Além da secretária Darklane Rodrigues, participam do painel Toribio Wilfredo Castro Cornejo, prefeito de Huancavelica; Germán Vladimir Chong Ríos, prefeito da província de Maynas; e Rafael Pariente, gerente de projetos da Fundación Lima, cidade metropolitana de Lima. 

A programação inclui uma visita técnica à localidade de Pachacámac, ao sudeste de Lima, com o objetivo de conhecer experiências relacionadas ao sistema alimentar no contínuo urbano-rural de Lima. No dia 8, quinta-feira, será realizada uma jornada de planejamento e identificação de oportunidades de cooperação e mobilização de recursos para a transformação do sistema agroalimentar urbano. 

A secretária Darklane Rodrigues destaca a importância de compartilhar a experiência de Belo Horizonte no desenvolvimento de iniciativas que promovam a produção, a oferta, o acesso e o consumo sustentáveis de alimentos em áreas urbanas, buscando uma governança mais ativa e eficiente. “Belo Horizonte é referência em políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e possui uma vasta rede de apoio na área com os programas que o município vem implementando para garantir o acesso a alimentos saudáveis e de qualidade para a cidade. Participar deste fórum é enriquecedor para o município porque além de mostrar o que estamos fazendo podemos ter a oportunidade de conhecer experiências exitosas e um novo modo de fazer de outros países”, conclui.