Pular para o conteúdo principal

Informativo sobre o Cornavírus em Belo Horizonte
Foto: Arte PBH

Belotur e Sebrae Minas dão início à programação do Dialoga Turismo

criado em - atualizado em

Em parceria com o Sebrae Minas, a Belotur dá início à programação do Dialoga Turismo, programa de consolidação da governança do Turismo de Belo Horizonte. Devido ao isolamento social, adotado como medida de contenção ao novo Coronavírus, as atividades foram adaptadas e acontecerão virtualmente.

Tendo como norte a metodologia participativa, os encontros terão a presença de agentes de diversos setores econômicos envolvidos com o turismo, academia e sociedade civil organizada, com convidados de todo o Brasil e do mundo. Os temas abordados terão relação não só com os desafios impostos pelos desdobramentos da pandemia, mas também com o futuro do setor nesse novo contexto.

“O principal objetivo desse programa é a construção colaborativa de estratégias de desenvolvimento para enfrentar os desafios atuais. Nós da Belotur acreditamos que esse processo conjunto é a maneira mais assertiva para a retomada da atividade turística em Belo Horizonte”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

O projeto terá dois tipos de atividades: lives e oficinas. As primeiras são destinadas a um público mais amplo e servirão para inspirar discussões e proposições que devem ser aprofundadas e elaboradas conjuntamente nas oficinas. Essas últimas foram planejadas em torno de grandes eixos temáticos (recuperação econômica no mundo pós-pandemia; gastronomia; eventos e entretenimento como engrenagens do turismo; promoção turística e marketing de destino; inovações para o setor do turismo e dados, estudos e indicadores) e terão inscrições prévias. As oficinas vão contar também com consultoria especializada para conduzir os trabalhos e sintetizar os resultados.

A primeira live acontecerá nesta terça-feira, dia 9, às 10h, e terá como convidado Gilmar Piola, Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu. Com o tema “Protocolos, regulações e novas estratégias para a retomada do turismo”, a live irá debater a importância do diálogo entre os setores público e privado na promoção do turismo de proximidade, além de apresentar orientações (equipamentos, transporte e eventos) e certificações sanitárias que permitirão uma futura retomada consciente das atividades turísticas. A videoconferência ainda terá a participação de Gilberto Castro, presidente da Belotur, e Cláudio Beato, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico. A mediação ficará a cargo da Belotur e Sebrae Minas. Para participar, é só se inscrever por este link.

Nas semanas seguintes, serão realizadas lives e oficinas que abordarão temas como o futuro do turismo gastronômico, posicionamento dos destinos e marketing de turismo corporativo, turismo de negócios e eventos, transformação digital, turismo sustentável e inovação em produtos e experiências turísticas, entre outros.

Para o encerramento do projeto está planejada a 3ª edição do Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes. A programação do Dialoga Turismo terá duração de três meses e, após a sua finalização, serão formuladas diretrizes que poderão nortear as políticas públicas do setor no processo de retomada gradual da atividade turística pós-pandemia.

 

Como participar

Os interessados em participar da programação das lives deverão se inscrever por meio do Sympla, em links disponibilizados pela Belotur e Sebrae, que serão divulgados com antecedência. Comentários e perguntas poderão ser enviados via chat e serão respondidos pelos convidados durante a conversa ou posteriormente. A live será gravada e disponibilizada em vídeo para consulta posterior no Portal Belo Horizonte.

 

Sobre o Dialoga Turismo

O Dialoga Turismo, lançado ao trade em dezembro de 2019 com visita à nova sede da Belotur, visa gerar conexões e negócios e estimular soluções criativas e inovadoras para a cadeia produtiva do setor. Um dos principais objetivos do programa é estabelecer um sistema de gestão coordenada e participativa que contribua para o desenvolvimento turístico do município de Belo Horizonte.

Com programação planejada para o início de 2020 com encontros, oficinas e seminários presenciais, a ação foi reestruturada e será realizada por meio de plataformas digitais. A temática dos encontros também foi adaptada para maior confluência com o cenário atual.