Pular para o conteúdo principal

Belotur busca fortalecer BH como destino criativo em evento na Paraíba
Foto: Qu4rto Stúdio

Belotur busca fortalecer BH como destino criativo em evento na Paraíba

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte estará presente na 1ª Edição do Festival de Verão Cidades Criativas, em João Pessoa (PB), com a apresentação ‘Empreendedorismo e Inovação na Gastronomia de Belo Horizonte’. O evento acontece entre esta terça-feira e 19 de março e tem como principal mote a cooperação da Rede de Cidades Criativas da Unesco como propulsoras do desenvolvimento sustentável.

Designada pela Unesco como Cidade Criativa pela Gastronomia desde 2019, a capital mineira será apresentada no evento, no dia 18, com um  conjunto de ações estratégicas desenhadas e implementadas pela Belotur e parceiros locais. O objetivo foi mitigar os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19, além de impulsionar ações integrantes do Programa Municipal de Turismo Gastronômico. Dentre as atividades serão apresentadas o Hackatur (desenvolvimento de soluções criativas para bares e restaurantes), Inova Gastronomia e Encontros de Gastronomia de Belo Horizonte.

“Uma das nossas obrigações, após a designação da Unesco, é manter o intercâmbio de experiências e cases de sucesso com outros destinos criativos da gastronomia e atrair turistas para a nossa cidade, fortalecendo assim Belo Horizonte como uma referência, além de valorizar a cultura alimentar e a agroecologia. Sabemos que a gastronomia está entre os cinco motivos de escolha dos destinos dos turistas, sendo assim, promover nossa gastronomia é impulsionar Belo Horizonte ao mundo com todos os seus atrativos e atributos”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Sobre o Festival

A 1ª Edição do Festival de Verão Cidades Criativas tem o intuito de reunir na capital paraibana as 12 cidades brasileiras que integram a Rede, abrindo espaço para participação de outros países que manifestaram interesse em participar do evento. A ideia é criar um ambiente de amostragem da produção cultural e das ações inovadoras de cada cidade em suas respectivas vocações, além da realização de oficinas de formação e aperfeiçoamento e a realização de seminários que propiciem a troca de experiências e saberes com foco na melhoria da Rede.

Além de Belo Horizonte (Gastronomia), as cidades criativas do Brasil certificadas pela UNESCO são: João Pessoa (Artesanato), Campina Grande (Artes midiáticas), Santos (Cinema); Brasília, Curitiba e Fortaleza (Design); Belém, Florianópolis e Paraty (Gastronomia); Recife e Salvador (Música).

Dentro da programação do Festival, a capital mineira também será representada pelo influenciador digital Daniel Carlos (Nenel), do blog Baixa Gastronomia, que foi convidado pelo evento para comentar sobre as perspectivas para a valorização da cultura alimentar e gastronomia através das ações que fomentam a criatividade em Belo Horizonte.

Clique aqui para acompanhar a programação completa do Festival.