Pular para o conteúdo principal

Belotur apresenta estudos da economia criativa e da gastronomia de BH em evento
Divulgação/PBH

Belotur apresenta estudos da economia criativa e da gastronomia de BH em evento

criado em - atualizado em

A Belotur esteve presente no 5° E-Criativa, encontro brasileiro das cidades criativas, promovido pela Unesco. A empresa municipal representou Belo Horizonte e apresentou  os recentes estudos e pesquisas sobre a gastronomia e a economia criativa da cidade. O evento ocorreu na última sexta-feira (17), em João Pessoa, na Paraíba.

 

Além das apresentações das cidades pertencentes à Redes, a agenda foi um momento para debater ações e programar as atividades em cooperação que serão empreendidas pelas cidades criativas da Unesco no Brasil em 2023. Na oportunidade, Belo Horizonte foi convidada pela Fecomércio-SC para participar do I Encontro das Cidades Brasileiras da Gastronomia, entre os dias 2 e 6 de agosto, em Florianópolis, que pretende lançar um programa da instituição voltado para este setor da economia criativa. Lembrando que a capital mineira recebeu em 2019 o título de Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia.

 

“O E-Criativa foi uma oportunidade única de troca e fortalecimento da rede da Unesco. Este evento proposto pela Fecomércio-SC é um exemplo de articulações por cluster criativo. Assim como existem iniciativas regionais de encontros, como por exemplo, entre as cidades do Nordeste”, comenta Marcos Boffa, diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur, que representou a empresa municipal no evento.

 

A programação do 5º E-Criativa foi dividida para que cada cidade da Rede compartilhasse os projetos e estudos característicos, detalhando as metas, metodologias e investimentos previstos. Atualmente, a Rede Cidade Criativa da Unesco no Brasil possui doze integrantes. Oito desses municípios enviaram representantes: Belém (PA), Belo Horizonte e Florianópolis (SC), cidades criativas na gastronomia; Fortaleza (CE), no design; Santos-SP, no cinema; Recife-PE, na música; e Campina Grande-PB, nas artes midiáticas. As cidades de Sobral (CE), e Penedo (AL), participaram do encontro como ouvintes por estarem preparando seus dossiês para o processo de candidatura previsto para este ano.