Pular para o conteúdo principal

Guardas Municipais
Divulgação/PBH

Belo Horizonte vai sediar o Encontro Estadual de Guardas Municipais

criado em - atualizado em

Belo Horizonte será a sede, nesta quinta-feira (15), a partir das 10h, do Encontro Estadual de Guardas Municipais de Minas Gerais. Todas as 72 corporações existentes no Estado foram convidadas. O evento é organizado pelo Conselho de Comandantes de Guardas Municipais de Minas e tem apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH).

 

O encontro pretende aproximar as instituições de segurança municipais, reforçar as ações integradas entre os comandantes, e compartilhar experiências e inovações. O evento tem ainda a proposta de fortalecer a integração dos municípios em temas como a prevenção primária violência, conforme diretrizes da Lei Federal 13.022/2014.

 

O resultado da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em dezembro de 2019, trouxe à tona uma série de informações que tornaram possível traçar um retrato da situação das instituições municipais de Segurança Pública no país.

 

Os levantamentos apontaram que 21,3% dos municípios brasileiros informaram ter uma Guarda Municipal. Ou seja, do total de 5.570 municípios existentes no Brasil, 1.188 tem a corporação. Em Minas Gerais são 72. Ainda de acordo com a pesquisa, as principais atividades desenvolvidas pelas Guardas Municipais estão relacionadas com o patrulhamento de vias públicas, a proteção e prevenção da ordem pública, a segurança em eventos e comemorações, a fiscalização e orientação de trânsito, e as ações preventivas na segurança escolar.

 

Durante o Encontro Estadual de Guardas Municipais, os agentes irão participar de palestras com o promotor de Justiça Ângelo Alexandre Marzano, - que atua no Controle Externo da Atividade Policial do o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), com o Secretário Municipal de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte, Genilson Ribeiro Zeferino, e com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL-BH), Marcelo Souza e Silva.