Pular para o conteúdo principal

Informativo sobre o Coronavírus em Belo Horizonte
Foto: Arte PBH

Belo Horizonte recebe mais 57.300 mil doses de vacina contra a Covid-19

criado em - atualizado em

Belo Horizonte recebeu, nesta sexta-feira, dia 29, a segunda remessa de vacinas contra Covid-19. Foram entregues pelo Governo do Estado cerca de 40.5 mil doses de imunizantes AstraZeneca e 16.8 mil doses da Coronavac/Butantan. A segunda fase da imunização está prevista para começar na próxima segunda-feira, dia 1°.

 

Em concordância com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, os grupos definidos nesta fase são:

 

  • 100% dos Trabalhadores lotados nos 152 Centros de Saúde do município;
  • Moradores e profissionais (cuidadores, equipe de enfermagem, auxiliar de serviços gerais e quem realiza a manipulação dos alimentos) que atuam em todas as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs);
  • 100% dos trabalhadores lotados nos 16 Centros de Referência em Saúde Mental (CERSAMs) adulto, álcool e outras drogas e infantil;
  • Moradores e profissionais (cuidadores, equipe de enfermagem, auxiliar de serviços gerais e quem realiza a manipulação dos alimentos) dos Serviços de Residência Terapêutica (SRTs);
  • Moradores, acima de 18 anos, e profissionais (cuidadores, equipe de enfermagem, auxiliar de serviços gerais e quem realiza a manipulação dos alimentos) das Residências Inclusivas (para pessoas com deficiência institucionalizadas).


Considerando o que já foi publicamente informado pelo laboratório, a eficácia da vacina com um espaçamento maior entre a primeira e segunda dose e, em conformidade com as orientações do PNI/MS, a Prefeitura irá aplicar as 40 mil doses AstraZeneca de forma integral.

 

Já as vacinas Coronavac serão aplicadas em aproximadamente 8 mil pessoas que, em até 21 dias, receberão a segunda dose do imunizante.

 

A vacinação nas ILPIs, CERSAMs, SRTs e Residências Inclusivas será realizada por equipes volantes, com profissionais contratados e treinados pela Prefeitura de Belo Horizonte. Os trabalhadores de Centros de Saúde serão imunizados nas próprias unidades de atuação.
 

“É muito importante que novas remessas de vacinas continuem chegando a Belo Horizonte, para que possamos ampliar cada vez mais os públicos imunizados e com isso melhorar a situação epidemiológica e a pressão na assistência. Mesmo com o começo da campanha, é essencial a manutenção das orientações básicas de prevenção: o uso de máscaras, o distanciamento mínimo de dois metros sempre que possível e a higienização das mãos”, destaca o secretário de saúde Jackson Machado Pinto.


 

Transporte de doses e equipe de vacinação

A Prefeitura de Belo Horizonte conta com as empresas 99 e Uber para apoiar o transporte das equipes volantes que farão a vacinação nas ILPIs, nos serviços de saúde mental e nas Residências Inclusivas. 

A 99 doou 20 mil corridas ao município, que além de serem utilizadas pelas equipes de vacinação, também vão auxiliar no transporte dos materiais utilizados na imunização da população. Os valores das corridas serão repassados integralmente aos motoristas, sem cobrança de taxas pela 99. 
 
A Uber doou saldo de corridas para a Prefeitura, que serão debitadas de acordo com as viagens realizadas para transporte das equipes de vacinação.

 


Site especial

A Prefeitura criou um portal com todas as informações e números na vacinação contra Covid-19 em BH.