Pular para o conteúdo principal

Saúde mental na aposentadoria é tema de debate com servidores da PBH
Divulgação/PBH

Saúde mental na aposentadoria é tema de debate com servidores da PBH

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG), por meio da Subsecretaria de Gestão Previdenciária e da Saúde do Segurado (Suprev) e do programa Movimenta PBH, realizou nesta quarta-feira (20) um encontro presencial do projeto Viver com Saúde. A conversa foi voltada especialmente para servidores públicos aposentados e os que estão próximos da aposentadoria. 

Com o tema “Saúde mental na nova fase da vida”, o bate-papo contou com a participação de um psicólogo convidado pela Unimed-BH. O objetivo é apoiar os servidores na transição para a aposentadoria, discutindo os desafios emocionais e as oportunidades que esse novo ciclo traz.

Os principais tópicos abordados foram “As fases emocionais da aposentadoria: compreendendo as flutuações e acolhendo o novo ciclo”; “Sentido, propósito e recomeço: redescobrindo a identidade para além da carreira”; e “Os pilares da saúde mental durante a transição para a aposentadoria”.

“Com atividades como essa capacitação a Prefeitura de Belo Horizonte reafirma seu compromisso com o cuidado integral e contínuo dos servidores públicos, apoiando-os em todas as fases da vida profissional e pessoal”, destaca o diretor de Gestão da Saúde do Segurado da Suprev, Gilberto Francisco.

De acordo com ele, a conversa proporcionou um espaço acolhedor para reflexão sobre identidade, vínculos, rotina e sentido de vida após o fim da carreira ativa. “A Prefeitura se preocupa com o bem-estar de quem se dedicou, muitas vezes, a uma vida inteira na administração pública. Esse momento contribui para a saúde mental e previne o isolamento social dos servidores que já se aposentaram ou que estão prestes a iniciar essa nova fase”, avalia.