Pular para o conteúdo principal

Autismo: Compreenda meu olhar. 2 de abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Arte: PBH

Belo Horizonte promove ações no Mês de Conscientização sobre o Autismo

criado em - atualizado em
O dia 2 de abril é marcado como data em que se celebra mundialmente a conscientização sobre o autismo. Neste ano, em Belo Horizonte, as atividades foram ampliadas e percorrem todo o mês com realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, em parceria com a sociedade civil. Rodas de conversa, fórum, exposições, atividades físicas, culturais e de lazer compõem a programação que vai até o dia 30 em diversos espaços da cidade. A programação completa do evento pode ser acessada no portal da Prefeitura.

 

O diretor de Políticas para as Pessoas com Deficiência, Luiz Villani, destaca a importância do apoio da Prefeitura na ampliação da agenda dedicada às discussões sobre o tema em Belo Horizonte. “O poder público deve fomentar o debate e o acesso a informações que possam preparar nossa sociedade para a inclusão de todos. É um grande orgulho ver esse movimento crescer a cada ano”, afirma.

 

O Mês da Conscientização sobre o Autismo é uma construção coletiva coordenada pela Diretoria de Políticas para as Pessoas com Deficiência e pela Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas (CADDA). Além da programação, as praças da Liberdade (Fonte do Cruzeiro do Sul), Sete e da Bandeira estarão iluminadas de azul entre os dias 2 e 5 de abril, em referência a data.

 

O subsecretário de Direito e Cidadania, Thiago Alves, destaca que o tema das atividades desse ano ‘Autismo – Compreenda o meu Olhar’ que foi sugerido por uma pessoa autista. “Trabalhar esse tema é um passo fundamental para que a inclusão seja uma prática de todos nós e isso só se constrói com a consciência coletiva e atitudes inclusivas a cada dia do ano”.