Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte ganhará 7 mil novas árvores até o mês de abril
Foto: Vinicius Santiago

Belo Horizonte ganhará 7 mil novas árvores até o mês de abril

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte planeja um 2023 mais verde para a capital. Até abril está programado o plantio de mais de 7 mil novas árvores na cidade. O período chuvoso é considerado um dos melhores momentos para plantar as mudas.  

 

As mudas e árvores que estão sendo plantadas são fruto de compensação ambiental realizada nas nove regionais do município. Estas são medidas obrigatórias, previstas no licenciamento, nas quais o município determina aos empreendimentos ações para contrabalançar e mitigar os impactos ambientais promovidos. Por meio desta política, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente destina recursos para novas árvores, reflorestamento de áreas degradadas e recuperação de ecossistemas.

 

Só no ano de 2022, Belo Horizonte plantou 17.400 árvores. Em 2021, os plantios totalizaram 16.301 novas árvores para a capital, número que já superava as 15.476 mudas plantadas em 2020, bem como a meta para 2021, que era de 15 mil. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Mário Werneck, a ideia é ir além neste ano. “O nosso balanço da compensação ambiental mostra que temos ultrapassado não apenas a meta anual, como também os números conquistados nos anos anteriores. Essa é uma notícia que nos deixa muito felizes, pois estamos devolvendo à cidade a natureza que os processos de urbanização tiram de nós. O objetivo para 2023 é ultrapassar a marca de 2022”, afirma.

 

O Plano Diretor de 2019 incrementou a política de arborização da cidade. Ele prevê o resgate de serviços ambientais, a promoção da biodiversidade e a criação de áreas de conexão ambiental. Isso favorece os projetos de plantio da Prefeitura, que tendem a ser expandidos através de políticas públicas direcionadas à atividade. 

 

Além disso, a Prefeitura já promoveu oficinas de plantios para coletivos, e conta com cartilha ilustrativa sobre o tema, disponível no site da PBH. O material foi elaborado para orientar o cidadão sobre como solicitar ao município o plantio de árvores em locais públicos (passeios, praças e canteiros) ou como obter a permissão para a execução do serviço. Nela, há um passo a passo para que o cidadão tenha, de maneira didática e ilustrativa, os subsídios necessários para que ele mesmo efetue o plantio e contribua na arborização da cidade. 

 

Para solicitar um plantio de árvore, basta que o cidadão entre no faça a solicitação.